icons.title signature.placeholder Felipe Bolguese e Renato Rodrigues
20/11/2013
08:05

Depois de Tite e seu auxiliar Cleber Xavier, foi o preparador físico Fábio Mahseredjian o terceiro integrante da comissão técnica a receber a notícia de que não ficará no Corinthians em 2014. Ao LANCE!Net, o preparador disse não sentir mágoa da diretoria, mas deixou escapar que Mano Menezes será de fato o sucessor de Tite, diferentemente do que afirmaram o presidente do clube, Mário Gobbi Filho, e seus diretores – que o clube ainda não havia ligado para Mano

– Roberto de Andrade (diretor de futebol) chegou em mim e me disse que ia ter mudança na comissão técnica toda. Ele é meu grande amigo, o Duílio (Monteiro Alves, diretor-adjunto) também. Acho que o Mano tem que trazer as pessoas em quem ele confia. Não tem problema nisso.

O profissional já sentia que corria o risco de ser dispensado há algumas semanas. Ao contrário do que a diretoria afirma publicamente, o acerto com Mano e mais dois profissionais que chegarão com ele já é fato para todos no CT Joaquim Grava.

Com o novo treinador, chegarão Sidnei Lobo (auxiliar-técnico) e Eduardo Silva, que ficará com a vaga de Mahseredjian na preparação física. O fato de ter sido avisado após a notícia ser veiculada na imprensa – como o LANCE!Net revelou no último domingo – não chega a incomodar Fábio Mahseredjian.

– Futebol é assim. É uma situação natural, sempre acontece. Não é a primeira nem será a última vez.

Apesar da debandada no Corinthians, o clima no ambiente de trabalho é de muito mais alívio do que nas últimas semanas. Funcionários garantem que, antes de sair toda definição, a tensão tomava conta de todos. O fato de “não saber de nada” incomodava o dia a dia no CT. Ouvidos pelo L!Net, todos veem Tite mais leve.

Outras mudanças na comissão são pouco prováveis. Na diretoria, Roberto de Andrade, pré-candidato à presidência em 2015, vai sair em 2014. Duílio Monteiro Alves, com problemas de saúde, é uma possibilidade (leia mais na coluna De Prima desta quarta). A reformulação mais profunda acontecerá no elenco.

Bate-Bola: Fábio Mahseredjian, preparador físico do Corinthians, em entrevista ao LANCE!

Como recebeu essa notícia de que não está nos planos do Corinthians para a próxima temporada?
Futebol é assim. É super natural uma situação dessa, sempre acontece. Saio com cinco títulos. Saio feliz por participar de uma Libertadores, de poder ser campeão e fazer história. Ainda teve o Brasileiro de 1999 e o de 2011. Agora, outro Mundial, e eu estava em 2000 também. A equipe foi muito bem todos esses anos. Rafa Benítez (técnico do Chelsea no Mundial-2012) saiu elogiando nosso trabalho. Rogério Ceni deixou a Recopa falando que estávamos melhores fisicamente. Saio tranquilo, de verdade.

Então, por que tomaram essa decisão, se o trabalho foi considerado bom?
Evidentemente que o nosso segundo semestre não foi tão bom. As últimas partidas foram boas, tivemos boa melhora, mas não foi uma campanha satisfatória. Mas saio em dois anos e dois meses de muitas coisas conquistadas...

O preparo físico da equipe está pesando?
Difícil acusar uma coisa só. É uma série de coisas, técnico, tático... Todos nós perdemos e todos ganhamos. Perdemos jogadores importantes no caminho. Minha culpa é compartilhada com todo o departamento de futebol. Futebol você não ganha toda hora. Quando começou o Brasileiro havia dez favoritos. Alguém falou de Cruzeiro? Mas tínhamos de brigar em cima. Era para ser melhor. E o clube viu necessidade de mudanças.