Prefeitura do Rio apresenta projeto conceitual de Deodoro para os Jogos de 2016

Embaixadores de Minas Gerais e BH para a Copa 2014 (Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG)
Embaixadores de Minas Gerais e BH para a Copa 2014 (Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG)

Escrito por

Na próxima semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro vai apresentar o projeto conceitual do Complexo Esportivo de Deodoro, área do Exército Brasileiro onde serão realizadas competições de 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas nos Jogos de 2016. Em agosto, a responsabilidade sobre os projetos e as obras, originalmente do Governo Federal e até então delegadas ao Governo Estadual, passou para a Prefeitura. O investimento será do Governo Federal.

O projeto conceitual do Complexo Esportivo de Deodoro foi concebido pelo Consórcio Vigliecca Marobal, contratado em licitação realizada pelo Governo do Estado e cujo contrato está sendo repassado ao Município. O grupo também é responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo que adequam as instalações à realização e operação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. As obras estão previstas para começar em 2014 e terminar no primeiro semestre de 2016.

Instalações construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, como o Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, o Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes e a piscina do pentatlo moderno passarão por adequações e serão utilizadas nos Jogos Olímpicos. Três novas instalações permanentes serão construídas: a Arena Deodoro (para esgrima e basquete), a pista de BMX e o circuito de canoagem slalom. Os campos de hóquei sobre grama existentes serão substituídos para atender a requisitos da Federação Internacional da modalidade. Além disso, serão temporários o circuito de mountain bike e a arena de pentatlo moderno (para hipismo, corrida e tiro) e rúgbi.

O projeto foi pautado por três critérios: economicidade, simplicidade e praticidade. A Arena Deodoro, por exemplo, terá cinco mil lugares durante a Olimpíada, porém apenas dois mil serão permanentes.

Para que a competição de canoagem slalom pudesse ocorrer no Complexo Esportivo de Deodoro, a área da instalação foi reduzida em 40% e o traçado foi simplificado, reduzindo os custos de construção e, principalmente, de manutenção pós-evento. O projeto foi aprovado pela Federação Internacional de Canoagem.

Após os Jogos, o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX farão parte do futuro Parque Radical de Deodoro. O objetivo é que as instalações do Parque tenham uso combinado para treinamento de atletas de alto rendimento e lazer da população.

O projeto conceitual também previu melhorias ambientais na área do Rio Marangá, como saneamento, recuperação das margens e delimitação de áreas de reflorestamento no entorno.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter