icons.title signature.placeholder Valdomiro Neto
09/06/2014
16:55

A cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, organizou uma megafesta para recepcionar a seleção do Equador, que ficará hospedada na cidade durante a Copa do Mundo. Bandas de escolas municipais, um carro de som, exibição da peça infantil Os Saltimbancos, faixas e cartazes de boas-vindas fazem parte da celebração na praça da Matriz da cidade, onde fica a igreja que é o marco do município.

O Equador desembarcará por volta das 19h no aeroporto Salgado Filho, na capital gaúca, e em seguida se direcionará para Viamão, A previsão é que o ônibus com os atletas dê uma parada curta na praça para que eles sejam saudados pelos populares que se amontoam no local. A cidade armou o festejo aproveitando a visibilidade que o fato pode dar, já que a La Tri é a única seleção que ficará no estado do Rio Grande do Sul nesta Copa do Mundo.

Muitas bandeiras de Brasil e Equador ornamentam o espaço e a igreja está enfeitada de um lado com as cores do Brasil (verde e amarelo) e do outro do Equador (azul e amarelo). Os meios-fios de toda a cidade estão pintados especialmente para os equatorianos e na entrada da cidade há um pórtico dando boas-vindas aos hóspedes.

O Equador ficará em resort da cidade, afastado do centro, chamado Vila Ventura, que conta com estrutura gigante. Para se ter uma ideia, nele há uma gruta com água aquecida para os atletas. No período em que a seleção sul-americana estiver na cidade o hotel será de uso exclusivo dela, Segundo a assessoria de imprensa de Viamão, o município teve pouquíssimos custos com os eventos que envolvem a estada da equipe, restingindo-se à pinturas de alguns espaços. As festas tem patrocínio de um pool de empresas. E a prefeitura afirma que estradas foram pavimentadas, assim como ruas, graças ao acontecimento.

O Equador estreia no Mundial no próximo domingo, contra a Suíça, em Brasília. No Grupo F ainda estão França e Honduras. No dia 17, em meio às disputas, a equipe deve fazer um confronto com o sub-23 do Internacional em Gravataí como forma de agradecimento pela receptividade.