icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
28/11/2014
16:39

O Campeonato Português volta a ser disputado neste fim de semana com os três times grandes em "ressacas" bem diferentes após a rodada da Liga dos Campeões. O líder Benfica perdeu para o Zenit e está fora até da Liga Europa, no domingo, visita a Académica em Coimbra. O Porto, terceiro colocado, venceu fora o BATE Borisov com 3 a 0 e está tranquilo na liderança de sua chave, e já está nas oitavas de final. No mesmo dia recebe o Rio Ave.

Enquanto isso, o Sporting, que venceu o Maribor por 3 a 1 e está quase classificado, recebe o Vitória de Setúbal no sábado. O Vitória de Guimarães, vice-líder, abre a rodada na sexta-feira em casa contra o Moreirense.

Benfica lidera o torneio (Foto: Gregorio Cunha/ AFP)

O Benfica vive um momento complicado. Atual campeão e líder com 25 pontos, o time tem sofrido nos últimos anos em competições internacionais, com dois vices seguidos da Liga Europa. Neste ano, está "fora da Europa" precocemente. E mesmo assim antes do duelo contra a Académica, o técnico Jorge Jesus consegue ver o lado positivo.

- É menos uma competição. Na teoria pode facilitar, na prática não sei. Vamos tentar defender todos os títulos - disse Jesus, lembrando que o Benfica é o atual campeão também da Taça de Portugal e da Taça da Liga:

- Estamos sempre pressionados desde o início. Mas os objetivos foram traçados logo no começo da temporada e o principal, de toda a estrutura é o campeonato.

O Dragão tem três pontos a menos que o Benfica (Foto: Maxim Malinovsky/ AFP)

Com três pontos a menos que o Benfica, o Porto está tranquilo na Liga dos Campeões. Agora, para tentar diminuir a distância do Encarnado, o técnico Julen Lopetegui pede para o time mudar o pensamento e focar no Campeonato Português. O espanhol elogiou o Rio Ave, rival deste domingo.

- Conseguir a classificação e a liderança no grupo da Champions é importante, mas já passou. Agora o pensamento está no Rio Ave, que tem um bom plantel e é bem treinada. Os campeonatos são longos, duros e competitivos, temos que enfrentar cada jogo como se fosse o último - analisou o treinador.

Sporting precisa se recuperar no Campeonato Português (Foto: Catarina Morais/ AFP)

O Sporting teve um momento empolgante no Campeonato Português, mas tem sofrido com os empates. Já são cinco em 10 jogos no torneio. O que deixa o Leão apenas na oitava posição com 17 pontos. E na Liga dos Campeões o time está perto de se classificar. O técnico Marco Silva até cobrou uma "postura europeia" nos jogos nacionais.

- Em duas rodadas do campeonato, com outras competições pelo meio, não demos a resposta que devíamos ter dado. Sabemos que em um espaço curto de tempo como esse tudo se altera e esperamos que isso venha a acontecer pelo lado positivo - concluiu.

CONFIRA A 11ª RODADA DO CAMPEONATO PORTUGUÊS
Sexta-feira
Vitória de Guimarães x Moreirense

Sábado
Belenenses x Arouca
Penafiel x Braga
Sporting x Vitória de Setúbal

Domingo
Gil Vicente x Nacional
Marítimo x Boavista
Académica x Benfica
Porto x Rio Ave

Segunda-feira
Paços de Ferreira x Estoril