icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
05/11/2014
19:39

Mesmo com o gramado castigado por conta da forte chuva que caiu em Bilbao horas antes do jogo, o Porto não teve dificuldades para apresentar um bol futebol e vencer o Athletic por 2 a 0, nesta quarta-feira, pelo Grupo H da Liga dos Campeões. Dois personagens merecem destaque:  Jackson Martínez e Brahimi, que fizeram os gols que garantiram de forma antecipada a classificação dos portistas para as oitavas de final da competição. Na Ucrânia, pelo mesmo grupo, mais um show do atacante brasileiro Luiz Adriano, que marcou três na goleada do Shakhtar por 5 a 0 sobre o BATE Borisov.

Agora o Porto soma dez pontos em quatro jogos e só pode ser alcançado pelo Shakhtar Donetsk, que tem oito e ocupa o segundo posto. Com apenas um ponto, o Bilbao não tem mais chances de avançar à próxima fase da Champions. O BATE tem três.

PRIMEIRO TEMPO EM BILBAO

Em busca da vitória para conseguir a classificação de forma antecipada para as oitavas de final da Liga dos Campeões, o Porto, mesmo jogando fora de casa, teve atitude ofensiva. O técnico Julen Lopetegui formou um trio ofensivo com Tello, Brahimi e Jackson Martínez. O colombiano, por sinal, acabou sendo o personagem do primeiro tempo em Bilbao.

Logo nos primeiros minutos, Jackson teve sua primeira oportunidade após cruzamento de Danilo. Desviou a bola e quase abriu o placar. Depois, numa cobrança de escanteio, subiu livre na grande área e cabeceou para fora. Num lance em que o goleiro Iraizoz estava completamente vendido. Para encerrar os 45 minutos de "feitos" pelo Porto, Danilo sofreu pênalti, Jackson foi cobar e... Acertou o travessão.

ALÍVIO PORTUGUÊS

Como no futebol o jogador vai do inferno ao céu em poucos minutos, o enredo de Jackson Martínez não poderia ser diferente. O Porto voltou com o mesmo ímpeto ofensivo, e o colombiano com a mesma sede de deixar sua marca. Porém, conseguiu após uma bela jogada de Brahimi, que passou por alguns marcadores e cruzou. No melhor estilo de um atacante de área, Jackson estufou a rede.

Jogadores do Porto comemoram vitória em Bilbao (Foto: Rafa Rivas/AFP)

E depois da jogada genial que resultou no gol de Jackson, Brahimi merecia ter seus minutos de fama. Só que ninguém contava com uma tremenda ajuda da zaga do Bilbao. Em bola recuada pela defesa, o goleiro Iraizoz deixou a bola passar e a mesma sobrou limpa nos pés do argelino. Ele só teve o trabalho de empurrar para a rede e fechar o placar.

PASSEIO EM LVIV

Como a região de Donetsk vive um período de tensão por conta das manifestações dos grupos separatistas pró-Rússia, o Shakhtar tem mandado seus jogos em Lviv. Nem por isso a equipe deixa de se sentir em casa. E com mais um show de brasileiros venceu outra partida na Liga dos Campeões. A vitória por 5 a 0 foi em cima do BATE, e os brasileiros Alex Teixeira e Luiz Adriano (três vezes) deixaram suas marcas.

Luiz Adriano, no último jogo contra o mesmo BATE, no qual o Shakhtar goleou por 7 a 0, marcou cinco gols. Com mais três marcados nesta quarta-feira, chegou o número de nove na Liga dos Campeões. É o artilheiro da competição.

Apesar de mais uma goleada sobre o BATE, o Shakhtar ocupa a vide-liderança do Grupo H com oito pontos.