icons.title signature.placeholder Eduardo Moura e Valdomiro Neto
12/06/2014
20:15

Porto Alegre abraçou a Seleção Brasileira, ainda que timidamente. No dia da abertura da Copa do Mundo, a cidade acordou morna, meio preguiçosa em relação ao evento, mas foi despertando e desaguou em muita alegria na Fan Fest, com presença também de uruguaios, argentinos e mexicanos. Paralelamente, a cidade sofreu com manifestações, como era esperado, e até quebradeira em bancos. Confira abaixo, em cinco fotos, como foi o dia da capital gaúcha no primeiro dia do Mundial: 

1 - Uma manhã nem tão gloriosa. Raras camisas da Seleção nas ruas de Porto Alegre. Ambulantes tentam faturar (FOTO: Valdomiro Neto)

2 - Ao meio-dia, movimento inicia protesto pacífico em frente à Prefeitura. Um mosaico forma a frase "Go home, Fifa" (Vá para casa, Fifa) e canta contra os gastos da Copa, pedindo mais investimentos em educação e saúde. (FOTO: Valdomiro Neto)

3 - Os protestos seguiram pela cidade e alguns grupos, de forma isolada, produziram atos violentos. Bancos chegaram a ser quebrados (FOTO: Eduardo Moura)

4 - A Brigada Militar acompanhou em peso os protestos, seguindo o tempo inteiro os passos dos manifestantes (FOTO: Eduardo Moura)]

E MAIS: 
> Protesto contra Fifa e Copa reúne cerca de 500 pessoas em Porto Alegre 
> Em sua estreia, Neymar faz mais gols que Messi em Copas


5 - No início da tarde, por volta das 13h30, o público ainda era pequeno na Fan Fest, que teve seu dia de abertura com muita música regional e até o hino gaúcho acompanhado de acordeón (FOTO: Valdomiro Neto)

5 - A Fan Fest, em seu primeiro dia, recebeu um bom público. Bem no início da tarde predominavam os estrangeiros, em especial argentinos e uruguaios. (FOTO: Valdomiro Neto)

7 - Com o início do jogo, o espaço começou a ficar lotado, com muitas camisas do Brasil e dos rivais Grêmio e Inter. Na hora do primeiro gol do Brasil, houve muita euforia (FOTO: Valdomiro Neto)