icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
18/11/2014
07:16

O pesadelo do Vasco na Série B pode acabar nesta terça-feira à noite. É difícil? Sim. Mas pode acontecer. A três jogos do fim, o Cruz-Maltino precisa vencer o rebaixado Vila Nova, às 21h50, em São Januário, e torcer por uma combinação de resultados de outros quatro clubes que também lutam pelo acesso à Série A.  O confronto terá transmissão em tempo real no LANCE!Net.

De qualquer forma, mesmo que não consiga subir contra o Vila, uma vitória já deixa a equipe em ótimas condições, pois precisaria de apenas um empate nos últimos dois jogos, contra Icasa (casa) e Avaí (fora). Isso se os adversários vencerem todas as partidas até o fim. Para o matemático Gilcione Nonato Costa, as chances de acesso nesta noite giram em torno de 41%. E, mesmo que ganhe, mas não suba, passaria de 99% para as rodadas finais.

– Mesmo se não garantir o acesso amanhã (esta terça), o Vasco ficaria com os nove dedos na "vaga", pois precisaria apenas de um ponto para o acesso. Aí as chances já ficam acima de 99% – explicou o matemático ao LANCE!Net.

Resumindo: a vaga na elite do futebol brasileiro está nas mãos do Vasco, mesmo tendo feito uma campanha irregular e inferior à que ganhou em 2009. O desempenho também é pior do que o dos últimos times grandes que disputaram a Segundona, como Atlético-MG (2006), Corinthians (2008) e Palmeiras (2009).

Para o jogo desta noite, o técnico Joel Santana pede que os jogadores evitem ficar com a cabeça nas outras partidas e fiquem atentos apenas em vencer o Vila Nova. Afinal, o triunfo é a prioridade e um acesso com duas rodadas de antecedência seria uma consequência.

– As outras equipes vão ter que ganhar 100% dos pontos e é difícil fazer isso a essa altura do campeonato. A matemática já está feita, mas estamos pensando apenas em nós. Temos que vencer amanhã (hoje) para a felicidade geral da nação. A torcida do Vasco não quer alongar mais isso – comentou.

Entre os jogadores, o desejo é que a torcida repita, em São Januário, a bonita festa que fez no Maracanã, durante a vitória sobre o ABC. Certamente será um gás a mais para um time que precisará de alma para voltar à Série A.