icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
12/11/2013
18:34

Na semana de seu centenário o XV de Novembro de Piracicaba lança, nesta quarta-feira, às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts, o livro “XV 100 Anos Destemido e Valente”. Recém finalizada, a obra é de autoria de alunos e professores da Faculdade de Comunicação da Unimep, coordenados pelos professores Paulo Roberto Botão e Rosemary Bars Mendez.

Com 196 páginas, a publicação traz 15 capítulos sobre a origem, a trajetória do clube, os principais títulos, as viagens internacionais, as conquistas das equipes de basquete, os dirigentes que passaram pelo clube e os personagens que marcaram a história, além da ligação do alvinegro com Piracicaba. No livro também estão reunidos vários episódios, tais como o famoso gol do ex-jogador José Maria Cervi, o Russo, que cobrou um escanteio e foi, ele próprio, o autor do gol. Um dos destaques também é a seleção do centenário, que elegeu, através de votação, 11 atletas e um treinador que marcaram a vida do clube piracicabano.

O projeto de produção do livro começou em abril de 2012, as pesquisas foram feitas em arquivos históricos como o do acervo Rocha Netto, cartórios e na Federação Paulista de Futebol. Complementaram o trabalho entrevistas e até uma campanha para coleta de materias relacionados ao clube com torcedores e colecionadores.

Além do lançamento, os torcedores poderão conhecer os bastidores da produção do livro do centenário e parte da história alvinegra. Também no Centro Cultural Martha Watts, fotos e banners irão apresentar o processo de produção, flashes das entrevistas, além de materiais históricos, charges do Nhô Quim e elementos doados ou emprestados por torcedores para a produção da obra. A mostra, que também é gratuita, permanece até o dia 22 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.