icons.title signature.placeholder Luis Fernando Coutinho
16/11/2013
11:00

Quando Georges St Pierre subir ao octógono mais famoso do mundo na noite deste sábado para defender seu cinturão meio-médio, no UFC 167, que acontece em Las Vegas, o canadense estará diante talvez do adversário mais difícil de sua carreira. E não faltam motivos para que o atual campeão da categoria leve o desafio a sério. Johny Hendricks, o desafiante, tem  inúmeras características parecidas com a do último algoz de St Pierre: Matt Serra. Em entrevista ao LANCE!Net, ambos os astros do show comemorativo de 20 anos do Ultimate comentaram o desafio que pode ser comparado com um combate do passado. 

Depois de conquistar o cinturão pela primeira vez em novembro de 2006, Georges o defendeu pela primeira vez em abril de 2007, contra Matt Serra. No confronto, o canadense teve um adversário difícil de ser colocado para baixo e com mãos poderosas, o que foi comprovado no duelo. Após acertar bons socos, Serra tomou o título da categoria ao nocautear GSP ainda no primeiro round. Foi o último revés do atual campeão na carreira. Após a derrota, o reencontro aconteceu um ano depois e o resultado foi devolvido. De qualquer forma, o campeão meio-médio concorda que Johny Hendricks tem muito em comum com Matt Serra.

- Sim, realmente acho que Hendricks é muito parecido com Serra em alguns aspectos. Acredito que Johny é até melhor do que Matt Serra era. Ele é um lutador mais completo. Mas só depende de mim me colocar na melhor forma que eu posso oferecer. Quero apresentar o melhor que já apresentei. Estou muito motivado e é por isso que estou tão confiante para esta luta - afirmou o campeão, que fará sua nona defesa de título consecutiva. 

Se para GSP a semelhança é um sinal de alerta, para Hendricks é uma esperança. Com seu forte jogo de wrestling e seus socos poderosos, o americano acredita que o poder de nocaute semelhante ao de Serra pode ser sua principal arma.

Serra nocauteou GSP em 2007; Hendricks tem poder de nocaute parecido (FOTO: UFC) 

- Acredito que esse perfil parecido com Matt Serra pode ser um ponto a meu favor. Me apego nisso. Ele é um lutador muito duro. Acho que temos algumas coisas em comum, mas nada muito especial. Sou duro, ortodoxo, tenho um wrestling forte, esses sao alguns aspectos e, claro, o principal: temos poder de nocaute e algumas coisas que podem ser devastadoras na luta. Existem duas coisas que você tem de ter condições de fazer. Você tem de ser capaz de se manter de pé, controlar onde você quer lutar com o wrestling e treinar jiu-jitsu. Todos sabem no que sou bom - declarou o desafiante, que vem de seis vitórias em sequência.

O UFC 167 acontece neste sábado e ainda contará com o confronto entre Rashad Evans e Chael Sonnen no coevento principal e a apresentação do brasileiro Thales Leites diante de Dave Herman. O show terá transmissão ao vivo pelo canal Combate a partir das 21h30.

Confira todas as lutas do show
CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Johny Hendricks
Rashad Evans x Chael Sonnen
Rory MacDonald x Robbie Lawler
Josh Koscheck x Tyron Woodley
Tim Elliott x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Donald Cerrone x Evan Dunham
Ed Herman x Thales Leites
Brian Ebersole x Rick Story
Erik Perez x Edwin Figueroa
Jason High x Anthony Lapsley
Will Campuzano x Sergio Pettis
Cody Donovan x Gian Villante