icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
18/03/2014
11:36

Já faz algum tempo que Palmeiras e Santos não amargam o gosto da derrota em clássicos. Neste fim de semana, eles fazem o clássico que irá determinar o time de melhor campanha na primeira fase do Campeonato Paulista. Por coincidência, os melhores da competição duelarão justamente na última rodada do Estadual.

A última derrota do Santos para um grande clube da capital paulista foi no primeiro jogo da final do Paulistão de 2013, quando o time foi derrotado pelo placar de 2 a 1 pelo Corinthians. De lá para cá, o clube praiano está invicto há sete clássicos, sendo mais um no Estadual do ano passado - o jogo da volta contra o Timão, quando empatou por 1 a 1 e viu o rival levantar a taça. Após a frustração, foram quatro confrontos no último Campeonato Brasileiro e dois no Paulista deste ano.

Ao todo, são três vitórias e quatro empates. Curiosamente, nenhum desses clássicos teve o Palmeiras como adversário. Mas isso não é um problema para o Peixe, que também vem de bom retrospecto contra o Verdão. São quatro jogos de invencibilidade: dois pelo último Estadual e outros dois ainda no Brasileirão de 2012. Último triunfo do Alviverde sobre o Alvinegro foi pelo Campeonato Paulista de 2012, por 2 a 1.

Também com longa invencibilidade em clássicos, mas com um aproveitamento menor do que o do rival do fim de semana, o Palmeiras soma seis jogos contra grandes clubes de São Paulo sem derrotas. Destes, dois foram ainda este ano: empate por 1 a 1 com o Timão e vitória sobre o Tricolor por 2 a 0. No total, o time soma cinco empates e uma vitória no período.

Como o Palmeiras disputou a Série B do Brasileirão no ano passado, os clássicos aconteceram somente no Estadual. No Paulistão do último ano, o time empatou os quatro duelos com grandes que fez. Destaque para o que resultou em sua eliminação, quando perdeu nos pênaltis para o Santos nas quartas de final na Vila.

A última derrota do Verdão em clássicos aconteceu no Brasileirão de 2012, ano em que a equipe fez péssima campanha e foi rebaixado. O time jogou a última rodada com rebaixamento já confirmado. O Santos aproveitou a fragilidade do oponente para vencer pelo placar de 3 a 1.

Confira os resultados dos clássicos de cada um até a última derrota:

SANTOS

Paulistão 2014
10ª rodada: São Paulo 0 X 0 Santos
4ª rodada: Santos 5 X 1 Corinthians

Brasileirão 2013
31ª rodada: Corinthians 1 X 1 Santos
25ª rodada: Santos 3 X 0 São Paulo
12ª rodada: Santos 1 X 1 Corinthians
6ª rodada: São Paulo 0 X 2 Santos

Paulistão 2013
Jogo de volta da final: Santos 1 X 1 Corinthians
Jogo de ida da final: Corinthians 2 X 1 Santos

PALMEIRAS

Paulistão 2014
8ª rodada: Corinthians 1 X 1 Palmeiras
5ª rodada: Palmeiras 2 x 0 São Paulo

Paulistão 2013
Quartas de final: Santos 1 X 1 Palmeiras
14ª rodada: Palmeiras 0 X 0 Santos
11ª rodada: São Paulo 0 X 0 Palmeiras
8ª rodada: Corinthians 2 X 2 Palmeiras

Brasileirão 2012
38ª rodada: Santos 3 X 1 Palmeiras