icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
05/06/2014
10:02

A preparação física do elenco do Flamengo vem sendo um dos temas mais contestados pelo técnico Ney Franco, e que precisará ser bastante trabalhada após a parada para a Copa do Mundo. Por outro lado, de saída do clube rumo ao Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, o preparador físico Joelton Urtiga acredita que o treinador usou o mau momento da equipe no Brasileiro como álibi e apontou pontos positivos no planejamento para a temporada.

- Acho que o Ney estava equivocado quando colocou isso. Conquistamos títulos, e fizemos um planejamento para cinco meses. Vencemos a Taça Guanabara com uma diferença de sete pontos para o segundo lugar e conquistamos o Campeonato Carioca, no finalzinho. Tivemos vitórias no segundo tempo, como contra o Palmeiras. Os números falam por si. Mas nisso o Ney se equivocou. De repente, na vontade de ajeitar o time, acabou usando isso como um álibi - explicou o preparador à Rádio Brasil, que ainda comentou que passou o planejamento para o novo preparador.

- Estou indo para o mundo árabe, passei tudo para o Ney Franco e para o Alexandre Lopes (preparador físico que chegou com a comissão de Ney). Agora cabe a eles darem continuidade ou não. Se acharem melhor conduzir de outra forma, pode ser que aconteça alguma coisa. Da minha parte, só tenho a agradecer aos profissionais do clube.

Além disso, Joelton falou dos cuidados especiais com alguns jogadores do elenco, principalmente os mais experientes. Em especial o meia Elano, que atuou em apenas 14 partidas, por conta de seguidas lesões e, também, o lateral-esquerdo André Santos.

- O Elano sempre foi um atleta que procuramos dar um trabalho com qualidade, melhorar o nível de força dele. No jogo contra o León, no México, teve uma performance boa, jogando com um jogador a menos desde os 12 minutos de jogo. Mas inspira cuidado. O André Santos também, em relação ao percentual de gordura. Ano passado foi bem, esse ano também deu assistências. São jogadores que o tempo todo têm que ser policiados. Vimos o Elano com problema de lesões, é um histórico que o jogador carrega há algum tempo. Se dedicaram ao máximo, não tenho do que reclamar, de nenhum jogador do Flamengo. Foi uma satisfação enorme trabalhar com todos - finalizou.

Joelton Urtiga chegou no Flamengo em março de 2013, indicado pelo então técnico Jorginho. Mesmo com a saída do treinador, o preparador foi integrado à comissão permanente do clube ainda no ano passado. Urtiga já havia assinado um pré-contrato com o time árabe no início do Brasileiro, mas só irá para os Emirados Árabes na próxima quarta-feira. Além de Joelton, o Rubro-Negro conta com outros três preparadores físicos: Marcelo Martorelli, Daniel Félix e Marcos Lima.