Van Persie valoriza vitória, mas prega cautela: ‘Permanecer realistas’

Treino da Costa Rica (Foto: Russel Dias)
Treino da Costa Rica (Foto: Russel Dias)

Escrito por

A Holanda goleou a Espanha na última sexta-feira, por 5 a 1, na Arena Fonte Nova, pelo Grupo B da Copa do Mundo. A histórica vitória parece não ter sido esquecida pelos holandeses e um dos responsáveis pelo feito é Robin Van Persie. O jogador reconhece o valor da vitória mas quer concentração da equipe para a sequência da competição. 

Autor de dois gols na estreia da Holanda, Van Persie crê que o torneio está apenas começando e que a equipe precisa manter os pés no chão, já que em competições como essa, a ''euforia vai tão rápida como veio'', segundo o atacante.

- O torneio mal começou. Conquistamos um grande resultado, mas temos um longo caminho pela frente. Esta é a minha quinta (grande) competição e sei como as coisas funcionam: a euforia vai embora tão rápido quanto veio. Portanto, temos que continuar firmes, não apenas pelo nosso país e por nossos torcedores, mas também por nós mesmos. - disse Van Persie ao site da FIFA.


Empolgação e cautela

A onda de euforia e otimismo tomou conta do país holandês. A Holanda encarava o jogo contra a Espanha como uma revanche da final de 2010, quando a Fúria venceu a Laranja Mecânica por 1 a 0, com gol de Iniesta, e se consagrou campeã mundial na Copa da África. Com a goleada, a seleção que era considerada uma equipe imatura e fraca, se tornou uma das favoritas, mas Van Persie prega cautela com a empolgação. 

- Todo mundo está feliz e eufórico na Holanda. Estamos lidando com as expectativas das pessoas, que estavam baixas em comparação com os últimos anos. Acredito que isso tenha nos ajudado, porque ninguém esperava muito de nós. Após uma atuação como essa, claro que as coisas mudaram. Mas acho que não podemos colocar a carroça à frente dos bois. Temos que permanecer realistas. - declarou Robin.

Sobre a Espanha

O atacante do Manchester United fez questão de ressaltar a força da seleção espanhola, mas valoriza o resultado ''fantástico'' para a sua seleção.

- Os espanhóis ganharam todas as competições possíveis nos últimos seis anos - disse em referência à série de títulos da Roja nas últimas três grandes competições - Eles mostraram ao mundo do que eram capazes torneio após torneio. Por isso, ter quebrado a boa sequência deles foi fantástico para nós. - afirmou o camisa nove da Holanda.

Pensando no próximo compromisso

A Holanda enfrenta a Austrália na sua segunda partida na Copa do Mundo. A partida será realizada na próxima quarta-feira, ás 13h, no Beira Rio, pelo Grupo B. Autor do primeiro gol da Holanda na competição, Van Persie também falou sobre o próximo adversário.

- A Austrália tem um estilo diferente, e acho que teremos que ajustar nosso jogo para vencê-la. É interesse esse processo de mudar seu esquema a cada partida. Mas temos uma comissão técnica extraordinária, que sabe exatamente como nos preparar para os jogos. Portanto, não estou preocupado. - disse Van Persie ao site da FIFA.

Ainda pelo Grupo B

No outro jogo do Grupo, Espanha e Chile fazem um duelo decisivo para o rumo das equipes na competição. A partida também acontecerá na próxima quarta-feira, ás 16h, no Maracanã. O Chile ocupa a segunda colocação, já que venceu a Austrália por 3 a 1. Com a vitória, a seleção chilena chegou aos três pontos e possuí dois gols de saldo. Já a Espanha, está na última colocação, com menos quatro gols de saldo e precisa além da vitória, um placar elástico para se manter viva no Mundial. Em caso de empate, a Fúria praticamente decreta sua volta para casa mais cedo, tornando-se uma das maiores decepções nesta Copa do Mundo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter