icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
06/02/2015
20:06

Não será apenas Palmeiras e Corinthians! A rodada de fim de semana reserva grandes emoções e muitos dérbis na Europa. Só na Inglaterra serão dois, para delírios dos fãs do esporte bretão: Tottenham x Arsenal e Everton x Liverpool. Na Espanha, haverá o grande dérbi de Madri entre Atlético e Real. Os lusitanos acompanharão Sporting e Benfica.

E MAIS
- Com sequência de vitórias, Lucas vê PSG pronto para pegar o líder Lyon
- Clássico de Madri deste sábado inaugura a 'câmera do beijo' no Espanhol

Mas não é só de dérbi que a rodada está recheada. Há clássicos nacionais que vão agitar os campeonatos. Da Itália, haverá a grande rivalidade entre Juventus e Milan. Na França, o duelo colocará frente a frente Lyon e PSG.

TOTTENHAM X ARSENAL

O jogo na casa do Tottenham tem sabor especial para Arsène Wenger. O técnico do Arsenal completará o jogo 700 no comando do clube inglês pela Premier League.

E ele quer apagar a má impressão deixada em outro clássico londrino, contra o Chelsea, em 22 de março do ano passado. Era a partida 1 mil do treinador pelos Gunners, uma marca histórica. Mas os Blues de Mourinho não tinham nada com isso e aplicaram 6 a 0, no Stamford Bridge.


Özil recebe a marcação do jogador do Tottenham (Foto: Ian Kington/AFP)

Os times ocupam, atualmente, as posições que dão direito à vaga na Liga Europa. Em 5º, com 42 pontos, o Arsenal pode entrar no G4, que garante vaga na próxima Liga dos Campeões. Já os Spurs tem 40, uma posição abaixo.

EVERTON X LIVERPOOL

Ídolo do Liverpool, Steven Gerrard faz, neste sábado, sua última aparição no dérbi da terra dos Beatles contra o Everton, válido pelo Campeonato Inglês. E o rival tem um sabor especial na vida do capitão.


Everton e Liverpool jogam novamente neste sábado (Foto: Paul Ellis/AFP)

Apenas o lendário Ian Rush fez mais gols sobre o Everton que Gerrard. E, em seus últimos dias com a camisa do Liverpool, essa é uma grande chance de celebrar com sua torcida, quem sabe, sua última vitória sobre o rival.

O Liverpool não anda bem das pernas e está em 7º, com 38 pontos, ainda na luta por vaga nas copas europeias. O Everton está em 12º, com 26.

ATLÉTICO X REAL

Da Espanha, vem um dos maiores dérbis do mundo. Atlético recebe o Real no Vicente Calderón, no terceiro jogo do ano. E ainda está invicto, com uma vitória e um empate, além da eliminação na Copa do Rei.

Mas o jogo histórico mais recentes entre as agremiações da capital espanhola coloca os Merengues em vantagem. Na final da Liga dos Campeões, no ano passado, vitória por 4 a 1 em cima do Colchonero.


Cristiano Ronaldo costuma marcar contra o Atlético de Madrid (Foto: Javier Soriano/AFP)

O Real Madrid ocupa a liderança do Campeonato Espanhol com 54 pontos, quatro a mais que o Barcelona. Em terceiro vem o Atlético, que tem 47 e ainda luta pelo título.

SPORTING X BENFICA

O Benfica leva vantagem no confronto direto contra o rival da capital portuguesa Sporting. Mas quando a bola rola, as estatísticas costumam não entrar em campo. No entanto, os times vivem momentos diferentes.


Talisca estreou pelo Benfica em um dérbi contra o Sporting (Foto: Divulgação)

O Benfica é líder do Campeonato Português, com 49 pontos, seis a mais que o Porto e sete na frente do Sporting. E o clássico deste sábado deve ser especial também porque estará de casa cheia. São esperados 47 mil torcedores, que será o maior público nos últimos 11 anos.

JUVENTUS X MILAN

Os dois mais tradicionais clubes italianos vivem momento totalmente diferentes na temporada. A Juventus segue sobrando há algum tempo no Calcio e tem sete pontos na frente da Roma (50 contra 43), segunda colocada, e busca o tetracampeonato.

Milan e Juventus fazem sempre clássicos equilibrados (Foto: Alberto Lingria/ AFP)

Do outro lado, está o Milan, que vem em decadência nos últimos anos. Atualmente, o Rossonero é apenas o nono colocado, com 29 pontos, e que não disputou nenhuma competição europeia nesta temporada. Pelo andar da carruagem, ficará fora pelo segundo ano consecutivo.

LYON X PSG

O confronto coloca frente a frente os maiores campeões na França nos últimos anos. Se o Lyon foi sete vezes vencedor consecutivamente de 2001 a 2008, o PSG é o atual bicampeão do torneio.


PSG e Lyon ficaram no empate em 1 a 1 no primeiro turno (Foto: Philippe Desmazes/AFP)

O Lyon é o atual líder do Francês, com 49 pontos, seguido por Olympique e PSG, com 47, mas o Marselha leva vantagem nos critérios de desempate. Mas o clima no clube da capital ainda é nebuloso. Apesar de vir de três vitórias seguidas, os diretores estão insatisfeitos com a campanha, principalmente pelo grande investimento feito no elenco.

[[GAL:LANPGL20150206_0005]]