icons.title signature.placeholder Fellipe Lucena
12/03/2014
10:29

A semelhança do hino do Vilhena com o do Verdão é obra do acaso. Pelo menos é o que afirma José Cechinel, ex-vereador do município, criador da canção e... corintiano.

- Uns cinco ou seis anos depois do nascimento do clube, que foi em 1991, a torcida estava em polvorosa e não tinha um grito de guerra. Eu nem conhecia o hino do Palmeiras, fiz a música para ser cantada no campo e depois acabou virando o hino oficial – contou ele, ao LANCE!Net.

"Quando surge o Vilhena imponente, a torcida vai dando o recado. Sabe bem o que vem pela frente, se a vitória não for o resultado", diz a primeira parte do hino da equipe rondiniense, que é cantado quase no mesmo ritmo que o alviverde.

- Quem não entende a história diz que o Vilhena plagiou, que fez isso e fez aquilo. Na verdade, jamais sonhávamos que iríamos enfrentar o Palmeiras um dia. A letra é muito bonita, exalta o torcedor, a luta para o time não parar - conta.

Embora torça pelo Corinthians, Cechinel já se considera um fanático pelo Vilhena. Quando foi vereador do município, ele criou um projeto de incentivo ao esporte que previa a construção de 20 campos de futebol e incentivo à equipe local, mas tudo ficou no papel.

- Falta dinheiro. Nada vem para a região amazônica. Querem respirar o nosso ar puro, mas não nos dão dinheiro - brincou o torcedor, que estará no Portal da Amazônia na noite desta quarta, às 19h30 (de Brasília), para a estreia de Palmeiras e Vilhena na Copa do Brasil.


VEJA UM BATE-BOLA EXCLUSIVO COM JOSÉ CECHINEL:

Como a canção que você criou se tornou hino oficial do Vilhena?
Uma dupla sertaneja da região gravou, depois colocaram a letra em ritmo de marcha, como os outros hinos do Brasil, e acabou ficando. Uma vez o time saiu de Rondônia e precisava ter o hino em uma ficha. Um diretor colocou esse.

A torcida do Vilhena gosta?
Acabou ficando parecido com o do Palmeiras, então quem não gosta do Palmeiras diz que deveria ser diferente. Mas a torcida aprovou.

Acha que o Vilhena tem chances de eliminar o Palmeiras?
O Palmeiras vem completo?

Sim, poupou os titulares no fim de semana para ter força máxima.
Então acho que tem de haver um pouco de misericórdia do Palmeiras (risos). O Vilhena está crescendo, é campeão estadual, mas os níveis dos times nem se comparam.

A torcida vai pressionar?
O VEC é de 1991, ainda não se formou uma grande torcida. Tem os apaixonados como eu, que também sou corintiano e estou feliz com o São Paulo porque nos deu o Jadson (risos). Os palmeirenses devem ser maioria. Tem gente vindo do Pará, de vários municípios próximos.