icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
11/11/2013
17:44

A Federação Paranaense e os clubes aprovaram nesta segunda-feira, em arbitral, uma mudança significativa na fórmula do Estadual a partir de 2014. A competição foi enxugada, ficando com menos sete datas em relação a 2013 - de 24 para 17 -, e ocorrerá entre 19 de janeiro e 13 de abril.

Alvo do boicote do Atlético-PR neste ano, clube que colocou a equipe sub-23 para disputar a competição enquanto fazia pré-temporada - com direito a excursão na Espanha -, o Campeonato Paranaense não terá mais a fórmula de pontos corridos, com turno e returno.

Os dirigentes bateram o martelo e os 12 clubes se enfrentarão em turno único (11 rodadas). Os oito primeiros se classificarão para um mata-mata (jogos de ida e volta, ou seja, mais seis datas). Os´quatro últimos farão um quadrangular para decidir quais serão os rebaixados.

O Paraná foi um dos estados que receberam aval do Conselho Nacional do Esporte para que o campeonato local tivesse mudança no regulamento em um intervalo menor que dois anos, ponto vetado pelo Estatuto do Torcedor. Mas a mudança no calendário nacional por causa da Copa-2014 abriu a brecha.