icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
07/03/2014
07:00

A cidade russa de Sochi recebe a partir desta sexta-feira os Jogos Paralímpicos de Inverno, mas com o foco fora dos atletas que brigarão por medalhas até o dia 16. A crise diplomática e política entre Rússia e Ucrânia, por causa da disputa sobre a região da Crimeia, põe uma sombra sobre o evento, cuja cerimônia de abertura ocorre às 13h14 (de Brasília) e terá a presença do presidente russo Vladimir Putin.

O mal-estar entre as nações é tamanho que os ucranianos ainda não decidiram se participarão das competições, que terão início apenas na manhã de sábado. Uma entrevista coletiva com os chefes da delegação ocorrerá hoje. Nela, será anunciada a saída ou não do país.

– Esperamos que a decisão não demore. Esta incerteza não ajuda ninguém, principalmente os que querem se focar no esporte. Respeitaremos qualquer posição – disse Craig Spence, porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Segundo o LANCE!Net apurou, o Comitê Paralímpico Internacional tem enviado diariamente aos comitês nacionais boletins sobre a situação na Ucrânia. A entidade avalia neste momento que a situação não é tão grave a ponto de ser necessária a suspensão dos Jogos.

Ontem, ao menos, tudo correu em clima de paz para os 31 atletas ucranianos. No início da tarde, eles participaram da cerimônia de boas-vindas e do hasteamento da bandeira na Vila Paralímpica.

A Ucrânia pode ser considerada uma potência paralímpica de inverno. Na última edição, em Vancouver-2010, o país acabou na quinta posição no quadro de medalhas.

Por causa da crise, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Noruega não enviarão representação oficial à Rússia. Apesar da ausência de autoridades, todos os países terão representantes nas competições. Ao menos neste momento, qualquer tipo de boicote foi descartado pelos comitês nacionais destes países.

A Paralimpíada de Inverno de Sochi

Período de disputa
Os Jogos começam hoje à tarde com a cerimônia de abertura, e vão até o dia 16 deste mês.

Participantes
São 45 as nações representadas, com um total de 585 competidores. Os Estados Unidos, com 80 atletas, possuem a maior delegação. Anfitriã, a Rússia conta com 68 representantes.

Esportes
Serão apenas cinco modalidades em disputa na Rússia: esqui alpino (inclui as disputas de snowboard), biatlo, esqui cross-country, curling em cadeira de rodas e hóquei no gelo sobre trenó.

Medalhas
No total, serão distribuídas 72 medalhas de ouro. Neste sábado, no primeiro dia de competições, 12 estarão em disputa.

Instalações
Seis complexos que foram utilizados nos Jogos Olímpicos, no mês passado, receberão as competições.