Palmeiras escolhe mediador e vai cobrar WTorre por atraso na obra


Escrito por

A mediação do impasse entre Palmeiras e WTorre, cujo principal ponto é a divisão de cadeiras do Allianz Parque, está perto de ser iniciada. As partes já indicaram seus mediadores, que deverão eleger um terceiro nos próximos dias. O trio vai analisar o contrato e propor uma solução. Se ambos concordarem, assinarão um documento encerrando o entrave. Senão, vão para a arbitragem.

O mediador indicado pelo Palmeiras é Kazuo Watanabe, professor doutor da Universidade de São Paulo e especialista em mediação. A construtora indicou Braz Martins Neto, também advogado, que defendeu os interesses da família de Marcos Matsunaga após o assassinato do então diretor da Yoki. A escritura diz que a conclusão sai em até 15 dias após a definição do terceiro nome, mas pode demorar mais.

Há uma dúvida na interpretação do contrato assinado em 2008. A construtora julga ter o direito de comercializar todas as 43.700 cadeiras do estádio, enquanto o Verdão diz que são apenas 10 mil. Esta disputa não interfere na renda dos jogos, que ficará 100% com o clube: quem comprar uma cadeira poderá ir a todos as partidas, mas precisará pagar ingresso.

O Palmeiras também fará reivindicações, uma delas referente ao acabamento dos prédios administrativos, entregues ano passado. Outra, que pode resultar em uma milionária multa à construtora, aponta para o descumprimento do cronograma, que indicava a finalização das obras em abril de 2013. A indenização que o clube pode pedir inclui o valor gasto com aluguel em outros estádios e a projeção de lucros caso o estádio já estivesse aberto.

Mais de 70% das obras já foram concluídos e a última previsão oficial apontava para a inauguração em maio. Walter Torre, dono da construtora, disse ao L!Net que iria reduzir o ritmo da reforma. O clube, no entanto, se apega aos shows da banda britânica One Direction, marcados justamente para maio, e acredita que não haverá mais atrasos. Se os espetáculos forem cancelados, a AEG, empresa responsável por organizá-los, deverá pagar uma multa, que pode ser repassada para a WTorre. O clube teria um valor a receber.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter