icons.title signature.placeholder Valdomiro Neto
15/06/2014
15:02

Franceses a caminho do Beira-Rio para França x Honduras (FOTO: Valdomiro Neto)

Porto Alegre entra neste domingo no Mundial, enfim. Às 16h, França x Honduras se enfrentam no estádio Beira-Rio, no décimo jogo da Copa do Mundo 2014. A capital gaúcha, que receberá cinco partidas ao todo, tem uma particularidade na primeira fase: abrigará partidas das três últimas carrascas da Seleção Brasileira no torneio. Franceses, argentinos e holandeses foram os algozes verde-e-amarelos nessas três décadas em que o Brasil conquistou duas vezes a taça. 

A França abre a série e é justamente a "inimiga número 1", tendo dado dissabores aos brasileiros em 86 (quartas-de-final), 98 (final) e 2006 (quartas de final). Embora busque contra Honduras acabar com jejum de 16 anos sem fazer um mísero gol em uma partida de estreia, os Bleus têm se dado melhor invarialmente contra o Brasil. As gerações de dois craques, Platini e Zidane, foram as grandes responsáveis por essa via-crúcis tupiniquim. Na edição deste ano, o confronto pode acontecer nas semifinais, já que as duas seleções são favoritas em suas chaves e, confirmando isso, o cruzamento cai antes da decisão.

Na quarta-feira, dia 18, a sede gaúcha receberá a partida Holanda x Austrália, pela segunda rodada. O time laranja vitimou o Brasil quatro anos atrás e tem, na atual equipe, grandes atletas que estavam naquele triunfo por 2 a 1. Gente do calibre de Sneijder, Van Persie e Robben. Os dois últimos brilharam no massacre por 5 a 1 sobre a Espanha, atual campeã, A revanche entre brasileiros e holandes pode até ocorrer nas oitavas, porém, se as duas equipes passarem na mesma posição para os oitavas o duelo só será possível na decisão. 

Pórtico que inicia caminho de torcedores até o Beira-Rio (FOTO: Valdomiro Neto)

Por fim, a grande rival brasileira, a Argentina, atuará no Beira-Rio no dia 25, também uma quarta-feira, na rodada de encerramento da primeira fase. Messi e cia. medirão forças com a Nigéria. Os Hermanos eliminaram o Brasil nas oitavas de final em 90, na Itália, quando ainda tinham Maradona. De lá para cá, nunca mais as seleções rivalizaram em Mundiais. Para muitos, é a final mais provável este ano. 

O Beira-Rio será o palco de outros dois jogos da competição: Argélia x Coreia do Sul, pelo Grupo H no próximo domingo (dia 22) e de uma das oitavas de final (primeiro colocado do G x segundo colocado do H). Há boas chances de a Alemanha estar envolvida nessa partida e, nesse caso, a lembrança dos brasileiro é boa. Contra os germânicos veio o título de 2002, o do pentacampeonato, com Felipão no comando. 

Na Copa de 50, Porto Alegre também foi sede, porém as duas partidas (México 1 x 4 Iugoslávia e México 1 x 2 Suíça) foram no antigo estádio dos Eucaliptos, que pertencia ao próprio Internacional. Nesta semana, o LANCE!Net publicou matéria mostrando que um condomínio de luxo ocupa hoje o terreno e não quase memória das partidas jogadas por lá. 

Confira abaixo a tabela de Porto Alegre no Mundial de 2014:

15 de junho, às 16h - França x Honduras (Grupo E)

18 de junho, às 13h - Austrália x Holanda (Grupo B)

22 de junho, às 16h - Coreia do Sul x Argélia (Grupo H)

25 de junho, às 13h - Nigéria x Argentina (Grupo F)

30 de junho, às 17h - 1º do Grupo G x 2º dp Grupo H (Oitavas de final)