icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
11/11/2014
18:11

O ex-atacante Henrik Larsson assumiu recentemente o Helsingborg e vai realizar um sonho: treinar o próprio filho em uma equipe profissional. Porém, um pai sendo o chefe da própria cria é mais comum do que se imagina, não só no futebol mas em outros esportes também. O LANCE!Net separou alguns exemplos de pais que treinaram os próprios filhos em várias modalidades.

A lista é extensa: vai do tênis, passa pelo vôlei, pelo próprio futebol e desembarca no...MMA! Isso mesmo, até os lutadores do UFC e de outras organizações de artes marciais mistas também se sentem mais seguros no octógono (ou no ringue) com seus pais como seus segundos.

Veja os principais duetos entre pais e filhos no esporte:

1) BERNARDINHO E BRUNINHO (VÔLEI)

Bruninho comemora ponto com a Seleção Brasileira, observado pelo pai Bernardinho (Foto: FIVB)

Bernardinho é campeão olímpico com a Seleção Brasileira masculina de vôlei e bancou o filho como titular do time, mesmo tendo Ricardinho como opção. Juntos, pai e filho ajudaram o esporte a crescer ainda mais no país.

-

2) CESARE E PAOLO MALDINI (FUTEBOL)

Cesare Maldini observa o filho Paolo. Os dois disputaram a Copa de 1998 juntos (Foto: Reprodução)

O filho é um dos maiores defensores da história do futebol. O pai é um dos grandes técnicos da excelente escola italiana de treinadores. Juntos, porém, Cesare e Paolo Maldini jogaram a Copa do Mundo de 1998 e estiveram juntos brevemente no Milan.

-

3) SIR ALEX E DARREN FERGUSON (FUTEBOL)

Sir Alex treinou Darren no Manchester United, mas dispensou o próprio filho (Foto: Reprodução)

Sir Alex Ferguson é um dos maiores símbolos do Manchester United. Também porque colocou a felicidade do filho em xeque pelo clube. Darren Ferguson jogou nos Red Devils entre 1990 e 1994, mas foi dispensado pelo próprio pai por deficiência técnica. Virou treinador e comanda atualmente o Peterborough, da Terceira Divisão inglesa.

-

4) HÉLIO RUBENS E HELINHO (BASQUETE)

Hélio Rubens posa com o filho Helinho: sucesso em clubes e parceria na Seleção (Foto: João Pires/LNB)

Uma das grandes parcerias do basquete nacional, a relação entre Hélio Rubens e o armador Helinho foi de muito sucesso, com passagens marcantes por Vasco e Franca, além da Seleção Brasileira.

-

5) ZINEDINE E ENZO ZIDANE (FUTEBOL)

Zidane já treinou o filho Enzo algumas vezes no Castilla (Foto: Dani Pozo/AFP)

Zinedine Zidane está atualmente proibido de treinar o Real Madrid B, o Castilla, pois não teria licença para trabalhar. Mesmo assim, ele teve alguns meses para conhecer o time e treinar o filho Enzo, que está ainda no Real C, mas participou de algumas sessões de treino do próprio pai.

-

6) RICKSON E KRON GRACIE (JIU-JITSU E MMA)

Rickson é o principal treinador de jiu-jitsu do filho Kron, que deve estrear no MMA (Foto: Divulgação)

Após a trágica morte do primogênito Rockson, Rickson se dedicou a ensinar tudo que sabia da arte suave a Kron, seu outro filho. Aos poucos, ele começou a se destacar em competições com e sem quimono e agora deve estrear no MMA. Sempre com o pai de olho.

-

7) ABEL E FÁBIO BRAGA (FUTEBOL)

Fábio ouve conselho do pai, Abel Braga, durante treino do Fluminense (Foto: Photocamera)


O veterano técnico Abel Braga teve a oportunidade de treinar o filho Fábio no Fluminense. Os dois, porém, seguiram direções opostas. O treinador foi para o Sul treinar o Internacional e o jogador para o Nordeste, onde está emprestado ao América-RN.

-

8) FLOYD MAYWEATHER SR. E FLOYD MAYWEATHER JR. (BOXE)

Floyd Mayweather Jr. posa com o pai, Floyd Sr., após mais uma de suas vitórias (Foto: Reprodução)

Um dos maiores boxeadores de todos os tempos e esportista que mais fatura no mundo, Floyd Mayweather Jr. começou no esporte graças ao pai, também um boxer profissional, mas com menos prestígio que o filho. Floyd Sr. treinou a cria por muito tempo. Os dois brigaram, mas já voltaram a se falar.

-

9) RICHARD WILLIAMS E IRMÃS WILLIAMS (TÊNIS)

Richard Williams comemora título de Serena observado por Venus (Foto: Reprodução)

Venus e Serena Williams revolucionaram o tênis feminino, mas nada disso seria possível sem o estilo agressivo de treinos do pai das irmãs, Richard Williams. Graças a ele, as duas bateram diversos recordes. Richard, porém, já foi acusado de ser muito duro com as filhas.

-

10) BOB BRADLEY E MICHAEL BRADLEY (FUTEBOL)

Bob Bradley treinou o filho Michael na seleção americana (Foto: Jim Watson/AFP)

Quando Bob Bradley decidiu chamar seu filho Michael para a seleção americana, a questão já não era um grande tabu. Na Croácia, Zlantko Kranjcar já chamava o filho Niko com regularidade. A decisão do pai se provou acertada quando Michael se tornou um dos principais volantes do Campeonato Italiano pela Roma. Agora, ele está de volta à Major League Soccer com o Toronto e é um dos líderes do USMNT.