icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
21/02/2015
20:29

Apenas cinco times ainda não perderam no Campeonato Paulista e dois deles estarão frente a frente neste domingo, às 16 horas, no Pacaembu, pela sexta rodada, quando a Portuguesa recebe o Santos. O confronto não acontece desde 2013, quando a Lusa levou a melhor, vencendo por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.

No Pacaembu, a história também favorece o time da capital. Ao todo, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, Lusa e Peixe duelaram 44 vezes, sendo que a Portuguesa venceu 17, enquanto o Alvinegro conseguiu 16 triunfos. Destes, 11 partidas terminaram com o placar empatado.

O Santos lidera o grupo D com tranquilidade, já que tem 11 pontos, cinco a mais que o Capivariano. Já a Portuguesa, segunda colocada do grupo C com seis pontos, tenta encostar no líder Palmeiras, que tem nove.

Portuguesa terá homenagens e volta de dois titulares

Após o empate sem gols com o Rio Claro, na última rodada, a Portuguesa terá a volta de dois titulares: o volante Ferdinando e o atacante Popó, que cumpriram suspensão.

O primeiro tem vaga garantida no time e deixará o substituto Renan no banco de reservas. Já o segundo disputará com Rudy Cardozo. Único confirmado no setor ofensivo está Edno, que quer deixar seu gol anotado.

- Esperamos que contra o Santos consigamos fazer os gols e não sofrer. Conseguimos ajeitar o posicionamento lá atrás. Tem tudo para ser um grande jogo e se conseguirmos marcar o Santos direitinho, se empenhar e tiver personalidade para jogar vamos conseguir sair com a vitória - disse.

O zagueiro Valdomiro usará a camisa 100 no clássico e o ex-zagueiro Marinho Peres, que brilhou tanto pela Lusa e pelo Peixe, receberá, em ação conjunta das diretorias dos clubes, camisas personalizadas antes da partida.

Santos terá garoto no meio e reforços no banco

Com o volante Alison fora do jogo, após torcer o joelho direito, outro Menino da Vila ocupará a vaga. Lucas Otávio, de 20 anos, revelado na base do Peixe, deverá fazer sua estreia como titular, após treinar na posição durante a semana. Antes dele, o técnico Enderson Moreira testou Leandrinho, também oriundo da base.

Outra possibilidade que estará à disposição do treinador será o atacante Gabriel, que ficará no banco de reservas. Será a primeira vez no ano que o camisa 10 será relacionado para uma partida, já que ele estava servindo a Seleção Brasileira sub-20.

Além dele, o volante colombiano Valencia é outro que também estará no banco pela primeira vez no ano e poderá fazer sua estreia. Até então, ele recuperava a forma física.

Apesar de saber das dificuldades que encontrará contra a Lusa, Enderson Moreira deixou claro quais os objetivos do Santos na primeira fase.

- É um jogo extremamente complicado. A equipe conseguiu uma grande vitória contra Ponte Preta em Campinas. Tem jogadores experientes, com uma enorme bagagem no futebol. Quando a classificação acontecer, o segundo o objetivo é ser o primeiro colocado no geral, assim ficaremos tranquilos para jogar e não temos o privilégio de entrar em uma partida e achar que o empate é um bom resultado - concluiu.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X SANTOS

Local: Estádio do Pacaembu - São Paulo (SP)
Data/hora: 22/2/2015 / 16 horas
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Auxiliares: Bruno Salgado Rizo e Tatiane Sacliotti dos Santos Camargo

PORTUGUESA: Rafael Santos; Fabinho Capixaba, Alex Lima, Valdomiro e Paulo Henrique; Betinho, Ferdinando, Léo Costa e Rudy Cardozo (Popó); Diego Gonçalves e Edno. Técnico: Ailton Silva.

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Werley, David Braz e Chiquinho; Lucas Otávio, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira. Técnico: Enderson Moreira.