icons.title signature.placeholder Rodrigo Vessoni
05/07/2014
09:25

Trabalho diretivo a longo prazo, qualidade dos jogadores ou apenas uma coincidência? A resposta é uma incógnita, mas o certo é que oito dos 11 titulares da Argentina que iniciarão contra a Bélgica, neste sábado, às 13h, na Arena Mané Garrincha, estiveram na decisão da medalha de ouro da Olimpíada de Pequim, em 2008. Na ocasião, o Alviceleste venceu a Nigéria: 1 a 0.

Seis anos depois, Romero, Garay, Zabaleta, Gago, Mascherano, Di Maria, Messi e Lavezzi voltarão a defender as cores do seu país em Brasília, desta vez, pela continuação do sonho do tricampeonato mundial. Um entrosamento que se torna fundamental diante de uma das equipes mais entrosadas da competição, que não tem destaques individuais, mas é dona de um conjunto que é enaltecido até mesmo pelo técnico Alejandro Sabella.

– Creio que a Bélgica tem uma equipe que é uma espécie de geração dourada. No Mundial de 82, também teve uma geração dourada e venceu a Argentina campeã do mundo no primeiro jogo. A maioria dos jogadores atua na Inglaterra e na Espanha – afirmou o treinador.

– É uma equipe muito poderosa, temos que tomar cuidados sem a bola e jogar quando tivemos – completou Sabella, na manhã de ontem, antes do reconhecimento do gramado do Mané Garrincha.

Uma amizade que o tempo (no caso, seis anos) não conseguiu atrapalhar. Durante a estadia na Cidade do Galo, foi possível que os oito jogadores que estiveram na decisão da Olimpíada sempre estiveram juntos, seja em descanso dos treinamentos ou nas horas vagas – Sergio Aguero, que também ganhou a medalha de ouro, segue na mesma linha, mas hoje será apenas opção no banco de reservas. Hoje, todos juntos, pela vaga na semi!

OS OITO DOURADOS TITULARES CONTRA A BÉLGICA:

NOME     2008    2014

Romero - AZ Alkmaar/HOL - Monaco/FRA
Garay - Real Madrid/ESP    - Benfica/POR
Zabaleta - Espanyol/ESP    - Manchester City/ING
Fernando Gago - Real Madrid/ESP - Boca Juniors/ARG
Mascherano - Liverpool/ING - Barcelona/ESP
Dí Maria - Benfica/POR - Real Madrid/ESP
Lionel Messi - Barcelona/ESP - Barcelona/ESP
Lavezzi - Napoli/ITA - PSG/FRA