Organizadores de ‘Fan Fest alternativa’ são retirados de terreno no Recife

Aeroporto fechado (Foto: Pedro Barboza)
Aeroporto fechado (Foto: Pedro Barboza)

Escrito por

O espaço da 'Fan Fest às avessas' foi fechado de forma tensa no Recife, nesta terça-feira. Logo no início da manhã, o Cais José Estelita amanheceu interditado e seus ocupantes foram retirados pelo Policiais do Batalhão de Choque. Há um mês a área servia como base de 100 manifestantes que desejam evitar a demolição do lugar para a construção de 13 prédios.

Bombas de efeito moral foram escutadas durante a operação e uma pessoa saiu ferida. Em nota nas redes sociais, os integrantes do movimento Ocupe Estelita afirmam que a Polícia Militar teria "descumprido todos os acordos firmados com a Secretaria estadual de Defesa Social e com a Secretaria de Direitos Humanos, bem como o Ministério Público"

O mandado de reintegração de posse aplicado nesta terça-feira estava emitido desde o dia 29 de maio, mas um acordo entre o grupo Direitos Urbanos e a Polícia Militar havia estabelecido um 'tratado de paz'.

E MAIS
> Agora vai! Caça-Rato 'abençoa' Cristiano Ronaldo e faz desafio a CR7

ENTENDA A 'FAN FEST ÀS AVESSAS'

O grupo que estava no Cais José Estelita também é contra a realização da Copa do Mundo no Brasil e por isso decidiu criar uma espécie de 'Fan Fest alternativa'. Enquanto a festa oficial da Fifa transmite os jogos em telões, os manifestantes de Estelita ofereciam diariamente oficinas culturais, aulas públicas e shows com ritmos populares, ignorando as partidas.

A 'anti-Fifa Fan Fest' vinha chamando a atenção até mesmo de alguns turistas estrangeiros, que fizeram visitas ao acampamento.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter