icons.title signature.placeholder Luis Filipe Chateaubriand (*)
17/11/2014
11:57

A eleição de Eurico Miranda para presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama representa uma espécie de “volta ao passado”, algo prejudicial ao clube em questão e ao futebol brasileiro em geral.

O estilo autoritário, truculento e passional do cartola não representa boa novidade nem para o clube do heroico português, nem para o nosso fut. Malefícios que tendem a se concretizar com a volta do dirigente são:

- A imagem negativa que o mandatário possui perante o mercado de empresas ensejará dificuldades para que o clube consiga bons patrocínios. Qual empresa irá querer associar sua marca a destemperos, impropérios e falta de modos?

- A imagem de “clube mais odiado do país”, abolida nos últimos seis anos, tende a retornar de forma incisiva. Provocações, bravatas e intimidações tendem a ser uma tônica novamente, o que só desgasta a imagem do clube.

- A pauta modernizadora proposta, por exemplo, pelo Bom Senso Futebol Clube, ganhará um forte oponente. Imagina-se que Eurico Miranda lutará pela melhoria do calendário do futebol brasileiro? Ou que a lei da responsabilidade fiscal dos clubes de futebol terá no gestor um defensor? Ou que algo será feito para se reduzir a violência no futebol brasileiro com sua aprovação?

Quando, em 2008, Eurico Miranda saiu da presidência do Cruzmaltino, o clube tinha uma dívida galopante, muitos anos sem títulos relevantes e uma crise de credibilidade. Sua volta tende a agravar a profunda e interminável crise em São Januário. Roberto Dinamite, que não foi feliz em sua gestão, era o mal menor. O mal maior está de volta.

Cabe questionar se os mais de dez milhões de admiradores do Gigante da Colina assim desejavam. Menos de seis mil sócios eleitores decidiram por eles. Como se vê, não é apenas na política partidária que os métodos eleitorais precisam ser reformados.

(*) Luis Filipe Chateaubriand é Membro do Bom Senso Futebol Clube, Autor da Obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro” e Torcedor do Clube de Regatas Vasco da Gama