icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
09/11/2014
01:56

Editor do LANCE!Net
carloseduardo@lancenet.com.br

Não precisa ser nenhum bom entendedor de futebol para ver que este time do Botafogo não tem bola para continuar na Série A do Brasileirão. Pode até acontecer de ficar, afinal estamos falando deste esporte que nos surpreende direto. Mas o Alvinegro não tem bola, não tem alma e, se continuar como está nestas últimas cinco rodadas, o destino será o mesmo de 2002.

Mas é sobre alma que quero escrever aqui, caros leitores e botafoguenses, especialmente. O planejamento foi errado, o elenco foi depenado e o que sobrou é isso aí que vemos em campo. "Faltam cinco rodadas, não há muito o que fazer, é ver no que vai dar". Não! É preciso dar calor para este time, calor humano, dar alma. É isso, apenas isso que dá para fazer. Não vai ser em Volta Redonda que esta atmosfera vai ser criada para os jogadores, não vai! Sem contar no prejuízo que devem dar esses jogos - foram 2.609 pagantes contra o Atlético-PR e 2.384 contra o Sport. É de um campo neutro que este time precisa? A diretoria vê estes números ou já entregou os pontos?

Torcida do Botafogo e Jobson vibram com a permanência na Série A em 2009 (Foto: LANCE!Press)

É de conhecimento praticamente geral a ação do técnico Joel Santana que afastou o clube do Maracanã. Mas não é melhor jogar no Rio ou até mesmo em Manaus e contar com o apoio da torcida? É uma via de mão dupla. Se tiverem uma boa oportunidade (boa me$mo), os botafoguenses machucados desde a queda na Libertadores, apaixonados que são, vão tomar as arquibancadas e dar o calor, a alma que este time esforçado - vale destacar isso - precisa. Isso foi visto em 2009, não precisa voltar tanto no tempo assim. Quem não lembra do que a torcida do Botafogo, ameaçada de rebaixamento, fez na reta final do Brasileirão daquele ano? Jefferson e Jobson estavam lá, foram importantíssimos para reação alvinegra e podem contar essa história melhor do que ninguém.

Depois deste sábado ficou muito complicado, mas ainda dá. Diretoria e torcida do Botafogo, vocês têm que comprar esse barulho, literalmente barulho, muito barulho, caso não queiram ver o time na Série B. Volto a dizer, lembrem-se de 2009: a torcida do Glorioso no Engenhão tirou o título do São Paulo e o G4 do Palmeiras. Dois jogos pela frente em casa novamente: Figueirense e Atlético-MG. E aí, o que vão fazer? Também depende de vocês. Ainda dá.