OPINIÃO: Baixo rigor na luta contra os ultras na Espanha


Escrito por

Temo que este tipo de 'espírito de Ermua' que beneficamente invadiu nosso futebol na sequência dos horríveis episódios ao longo do rio Manzanares esteja sumindo. Daqueles encontros saíram resultados magníficos, mas não vejo a energia esperada para serem executados. Esses fechamentos parciais de torcidas (e que conste que eu sou mais a favor da individualizar a culpa e a punição) não foram feitos. O Sevilla está cheio de denúncias, mas não é capaz de reagir ao seu Biris (Torcida ultra do clube da Andaluzia). Pouco a pouco os insultos voltam, em uma tendência para reinstalar um conjunto de normalidade corrompida.

E MAIS
- Polícia prende líderes e põe fim aos Ultras Sur, torcida radical do Real Madrid

Isto só se soluciona se cada um identificar os seus  torcedores, como fez o Chelsea com uns bestas, que alardearam o racismo no metrô de Paris. O Barcelona anuncia agora que tratará de identificar os torcedores que insultaram Cristiano Ronaldo. Não deveria ser tão difícil, como já foi dito, há câmeras que gravam. O Real Madrid expulsou 17 integrantes de sua torcida por insultos a Messi. Localizou-os por meio da câmera e pôde atuar contra eles porque obrigou os participantes desta torcida a assinar um termo de compromisso. É a prova de que as coisas podem ser feitas se quiserem.

Mas não é a intenção deste artigo estabelecer contrastes, mas lamentar o esquecimento de um propósito. Eu mesmo ouço por aí que faz parte do futebol. Sim, é futebol, mas também cabe educação. Até na censura. Entre 'Esse português, que filho da puta ele é' e 'esse português que não gosto', há uma grande diferença. É o mesmo que dizer: 'Não gosto de você' e 'você é um filho da puta'. Acabar com o insulto do futebol é um magnífico propósito que não precisaria abandonar. Se trata de abolir os ultras. Mas estão deixando de fazer isso.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter