icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
05/02/2015
19:16

A equipe brasileira de Cross Country conquistou bons resultados em prova disputada em Äs (Suécia), na última segunda-feira (2/1). Na fase final de preparação para o Campeonato Mundial de Ski Nórdico, em Falun (também na Suécia), Leandro Lutz foi o melhor brasileiro na categoria adulto, na prova de 10km estilo livre.

“Agora estou bastante animado para o Mundial. Acredito que a preparação esteja indo no caminho certo e, por enquanto, tudo conforme planejado”, comentou Lutz, em competição disputada sob temperatura de -18 graus.

Paulo Santos e Leandro Ribela ficaram logo atrás de Lutz, no pódio. A competição em Äs foi a última da preparação dos brasileiros para Falun-2015. O grupo de preparação é composto por 11 atletas. Além do trio, Fabrizio Bourguignon e Mirlene Picini representarão o país no mundial.

“O treinamento foi periodizado para atingir o topo da forma física no Mundial”, explica o catarinense Lutz. “Essas duas últimas semanas serão bem importantes para finalizar os treinos, ter descanso e focar na competição para dar 100% em Falun”.

Antes da estreia, porém, os quatro representantes brasileiros participarão de uma última fase de treinamentos na sede do Mundial. A primeira participação dos atletas está marcada para o próximo dia 18, quando será disputada a prova de Distance estilo livre (10km no masculino, 5km no feminino). No dia seguinte, os homens entram em ação na prova de Sprint estilo clássico.

Outros atletas da equipe brasileira também competiram em Äs. Na categoria sub-21 masculina, Victor Santos, 17, e Caio Moreira, 18, subiram ao pódio, com Vitor Melo em quarto lugar. Na feminina, Gabriela Neres, 18, foi a mais rápida, enquanto Bruna Moura, 21, competiu no adulto feminino. Entre os sub-13, Rhaick Santos, 12, foi o terceiro colocado.