icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
25/02/2015
20:13

Os melhores atletas da Luta Olímpica do país na categoria júnior (18 a 20 anos) disputam neste sábado, a partir das 9h da manhã, o Campeonato Brasileiro Júnior CAIXA de Luta 2015, no ginásio Caio Martins, em Niterói, estado do Rio de Janeiro. No total serão disputadas 24 categorias divididas igualmente nos três estilos da modalidade: livre, greco-romano e luta feminina. Cada estado pode enviar no máximo dois atletas por categoria de peso. Os campeões integrarão a equipe nacional que treinará do dia 1 a 13 de março em regime de concentração no Rio de Janeiro, para a disputa do Pan-americano Júnior, em Cuba, no mês de maio. A mesma equipe participará do Campeonato Mundial em agosto no Brasil, ainda sem sede definida.

- É um ano muito importante para os atletas da categoria júnior em virtude do Campeonato Mundial em agosto aqui no Brasil. Alguns deles estão no último ano da idade permitida e ano que vem já podem até pensar em tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016. É uma grande alegria podermos realizar a competição no ginásio do Caio Martins, com uma estrutura que vai nos permitir receber atletas de todas as regiões do país. - afirmou o coordenador das divisões de base, Flávio Cabral.

Em 2015, a Confederação Brasileira de Lutas Associadas enviou atletas juniores para treinar e competir com as atletas do sênior (adulto) no intuito de dar experiência internacional aos atletas. Nomes como Brenda Palheta, Taciane Santos, Andria Pimentel e Rayane Souza da luta feminina; Carlos Murta e Matheus Frota do estilo livre são favoritos em suas categorias. Já o estilo greco-romano conta com dois campeões Pan-americanos Cadete (até 17anos) Calebe Corrêa e Raphael Conceição. Raphael descoberto em um projeto no próprio Caio Martins e natural de Niterói não esconde a felicidade de poder competir em casa.

- É uma alegria poder lutar com os familiares assistindo sem que eles precisem ir para outra cidade ou estado. Seria demais conseguir chegar ao lugar mais alto do pódio em casa, nesse primeiro ano como atleta da categoria Júnior. - explicou Raphael que lutará na categoria até 74kg do estilo greco-romano.