icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
03/11/2014
15:24

A Liga dos Campeões está chegando apenas na sua quarta rodada da fase de grupos. Mas o abismo entre grandes e pequenos faz com que muitos times já possam comemorar a classificação para as oitavas de final de forma antecipada. Nada menos do que oito clubes têm chances reais de carimbar a vaga na próxima fase já após os jogos desta semana.

Algumas dependem apenas de si, casos de Real Madrid e Bayern de Munique. Outras, como Porto, Arsenal e Chelsea, precisam de uma combinação de resultados para que possam comemorar a vaga antecipada.

Veja o que cada um dos oito times precisa:


REAL MADRID: O atual campeão europeu tem campanha perfeita até aqui, com três jogos e três vitórias. Isso significa que, em caso de novo triunfo contra o Liverpool, os Merengus já estarão clássificados para as oitavas de final. Não só isso: já terão garantido a liderança do Grupo B, o que lhes dá o direito de jogar a segunda partida do primeiro mata-mata em casa.

-


Bayern está próximo da vaga antecipada nas oitavas de final (Christof Stache/ AFP)


BAYERN DE MUNIQUE: Outro que só precisa vencer para passar de fase. O Bayern volta a enfrentar a Roma, a quem aplicou uma histórica goleada de 7 a 1 no primeiro jogo entre as equipes. Em caso de vitória, os bávaros se garantem nas oitavas, também cravando a primeira posição no Grupo E.

-


PSG está perto de mais uma classificação nas oitavas (Franck Fife/AFP)


PSG: O bicampeão francês enfrenta de novo o Apoel e vai precisar mais do que o triunfo para passar já nesta rodada. Os franceses têm que torcer contra o Ajax, diante do Barcelona. Em caso de empate, o Paris se garante com a vitória sobre os cipriotas. Uma vitória culé e o PSG só precisa do empate com o Apoel.

-


BARCELONA: O Barça é outro time na chave F que pode garantir sua passagem de fase. Para isso, basta uma vitória sobre o Ajax e que o Apoel não surpreenda o Paris Saint-Germain com uma vitória. O empate do PSG e o triunfo culé também bastam para que as duas equipes se classifiquem.

-


Na zona de rebaixamento do Alemão, Dortmund brilha na Champions (Foto: Christoph Stache/AFP)


BORUSSIA DORTMUND: A exemplo do rival Bayern de Munique , do PSG e do Real Madrid, o Dortmund faz campanha 100% até agora no Grupo D. Assim, uma vitória alemã sobre o Galatasaray e os aurinegros também já se garantem nas oitavas. O empate também serve, contanto que o Anderlecht não vença o Arsenal.

-


Graças a Sánchez (centro), Arsenal redescobriu seu melhor futebol (Foto: Ian McNicol/AFP)


ARSENAL: Para o Arsenal se classificar, a conta é simples: vitória sobre o Anderlecht e empate ou triunfo do Dortmund diante do Galatasaray na outra partida da chave.

-


Chelsea está na boa para passar de fase na Champions (Foto: Adrian Dennis/AFP)


CHELSEA: Outro time londrino com chances de classificação já nesta rodada pela Champions, a situação do Chelsea também é fácil de ser resumida. Uma vitória sobre o Maribor é o suficiente, contanto que o Schalke 04 não perca para o Sporting.

-


Porto depende também do Shakhtar Donetsk para se classificar (Foto: Francisco Leong/AFP)

PORTO: Para o Dragão chegar a mais uma fase de oitavas de final é preciso vencer o Athletic Bilbao e torcer para que o Shakhtar Donetsk supere o BATE Borisov, da Bielorrússia. Neste cenário, o bicampeão europeu chega a 10 pontos e só seria alcançado pelo próprio time ucraniano.