icons.title signature.placeholder Rodrigo Vessoni
11/04/2014
14:10

A Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) liberou nesta sexta-feira as obras na arquibancada provisória do lado norte da Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

A liberação ocorreu após técnicos do órgão constatarem a instação de redes de proteção para aumentar a segurança dos operários - arquibancadas móveis do lado sul já haviam sido liberadas no último dia 7 de abril.

Além das redes, a empresa responsável pela obra (Fast Engenharia) ainda providenciou andaimes no local. De acordo com informações do SPTV, da TV Globo, foram realizadas ainda a instalação de guarda-corpos (espécie de cercas), ampliação do comprimento dos cabos longitudinais que permitem o engate do equipamento de segurança e um técnico de segurança por andar foi colocado durante todo o trabalho dos operários.

As obras nas duas arquibancadas provisórias do estádio, que ficarão atrás dos gols, haviam sido paralisadas depois da morte do operário Fabio Hamilton da Cruz, de 23 anos, que caiu de uma altura de cerca de oito metros no último dia 29 de março. Em recente vistoria ao estádio, o superintendente regional do MTE, Luiz Antônio Medeiros, havia deixado no ar a possibilidade de liberação.

EVENTO ADIADO

O Corinthians tinha a intenção de fazer um evento neste final de semana, provavelmente no domingo, com cerca de cinco mil crianças das escolas públicas da Zona Leste da capital paulita. O evento, que seria promovido pelo Time do Povo, ação social do clube há seis anos, seria na verdade um teste de acesso a banheiros e corredores do prédio leste da Arena Corinthians. Não há uma data específica para a realização do mesmo.

Em relação ao desejo do ex-presidente Andrés Sanchez de realizar a inauguração no próximo dia 20, com jogos que envolveria equipes do Corinthians de várias gerações, ainda não há qualquer confirmação por parte do clube, que aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros. Na última sexta-feira, em nota oficial, a Odebrecht anunciou que todos os documentos pedidos foram encaminhados aos Bombeiros.

NOTA OFICIAL DA FAST ENGENHARIA:

"A Fast Engenharia vem a público informar que recebeu há pouco comunicado da Delegacia Regional do Trabalho que libera completamente as obras nas arquibancadas provisórias na Arena Corinthians.

A decisão da DRT aconteceu na manhã desta sexta, 11, e tem como base o cumprimento de todas as demandas do órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

A Fast reitera que, desde o início da construção, como em todas as sua obras, possui sistemas de segurança coletiva e individual que cumprem as regulamentações vigentes. As soluções requisitadas e implantadas deve-se à abertura total da empresa em colaborar com o DRT."