Novo reforço do Atlético-MG, Anelka atravessa mau momento na carreira

Atropelo de Maldonado em Gutierrez chamou a atenção no Bahrein (Marwan Naamani/AFP)
Atropelo de Maldonado em Gutierrez chamou a atenção no Bahrein (Marwan Naamani/AFP)

Escrito por

Anunciado pelo presidente Alexandre Kalil na madrugada deste domingo, Anelka chega ao Atlético-MG para recuperar o futebol que lhe transformou em uma das promessas francesas no fim da década de 1990. A queda de rendimento do atleta nos últimos cinco anos é evidente. Desde que deixou o Chelsea, em 2012, ele não conseguiu se firmar nos clubes pelos quais passou.

Na temporada 2010/2011, o atacante não faturou títulos, mas contou com números razoáveis e foi um dos pilares da equipe formada pelo técnico Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid (ESP). O centroavante atuou em 46 partidas, sendo 38 na condição de titular. Ele ainda marcou 16 gols e deu passe para outros oito.

A inclinação na carreira do francês se iniciou na temporada seguinte. Ainda pelos Blues, ele disputou apenas 15 jogos, sendo nove como reserva. E ele anotou somente um tento, além de dois toques que culminaram em comemorações de seus companheiros. O desempenho abaixo da média o levou para o Shangai Greenland (CHN), onde fez 24 partidas, todos entre os prediletos do treinador. Ele ainda marcou três gols e deu seis assistências.

A passagem pelo futebol asiático não durou muito tempo. No ano seguinte, ele vestiu as cores da Juventus (ITA) e faturou o Campeonato Italiano e a Supercopa da Itália. Anelka, no entanto, entrou em campo apenas em três oportunidades, sempre na condição de suplente.

O último clube, antes do Atlético, na carreira de Anelka foi o West Bromwich Albion (ING). O período na agremiação inglesa, onde fez 12 jogos, com dois gols anotados, foi marcado pela quenelle, gesto anti-semita. Ele chegou a ser punido pelos organizadores da Liga Inglesa.

A missão dos profissionais atleticanos é resgatar o bom futebol do atacante francês. Será que eles conseguirão?

Forma de Anelka desde 2010:
2010/2011 – Chelsea (ING): 46 jogos / 16 gols / 8 assistências
2011/2012 – Chelsea (ING) e Shangai Greenland (CHN): 38 jogos / 4 gols / 8 assistências
2012/2013 – Juventus (ITA): 3 jogos / 0 gol / 0 assistência
2013/2014 – West Bromwich Albion (ING): 12 jogos / 2 gols / 0 assistência

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter