Nova casa de Léo Moura, clube americano tem planos ambiciosos


Escrito por

Léo Moura está indo para um destino, que será seu pelos próximos três anos, que pode ser grande em breve. O Fort Lauderdale Strikers faz parte da liga NASL (North American Soccer League), que é concorrente da MLS (Major League Soccer). Após alguns anos em segundo plano, a liga tem planos de crescimento para rivalizar com a "irmã" mais famosa. O New York Cosmos, onde Pelé jogou nos anos de 1970, é o grande rival e conta atualmente com o atacante Raúl, ídolo do Real Madrid (ESP). As duas equipes, inclusive, se enfrentam na estreia do torneio, que acontece no dia 4 de abril.

- Posso dizer que a NASL é bem ambiciosa, que pensa em desenvolver o futebol sem depender de outras ligas. Ela estava esquecida e agora está vindo com força. Não sei onde vai chegar, mas os times participantes, que tem um bom relacionamento, estão empenhados pelo crescimento - afirmou André Chaves, um dos gestores do Fort Lauderdale.

Léo Moura terá um companheiro e tanto na missão de conduzir não só o crescimento do clube como da própria NASL. Ronaldo Fenômeno é um dos membros da diretoria do Fort Lauderdale Strikes, que é presidido pelo americano Tim Robbie, filho de um dos fundadores do clube na década de 1970, André Chaves, responsável pelo futebol, e Ricardo Geromel. Os sócios assumiram há cerca de dois meses. Além disso, o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira afirmou que vai atuar pelo Fort Lauderdale na atual temporada.

- O Ronaldo não precisa dizer o que representa para o futebol mundial. Ter ele no time é algo inacreditável. Ele tem um projeto dele das escolinhas. Acho para ter esse estilo Academy, apesar do futebol ainda não estar no gosto popular, já possui audiências maiores que a da NBA. Então isso casa bem com essa filosofia. Para nós é um sonho e agrega valor a um clube que já tem história do clube - afirmou André Chaves.


Ronaldo Fenômeno faz parte do projeto do Fort Lauderdale Strikers (Foto: Divulgação)

Ronaldo e Léo Moura não serão os únicos brasileiros do elenco do Fort Lauderdale Strikers. Podendo ter até sete estrangeiros em seu elenco, o clube americano aposta também em três jovens brasileiros (Marlon Freitas e Stéfano, do Fluminense, e PC, do Corinthians). Além deles o espanhol Dani Sanchez também faz parte do lado gringo da equipe. Na visão de André Chaves, o mercado americano tem tudo para explodir de vez com esse novo cenário.

- Não acredito apenas em nomes já consagrados e que estão mais perto da aposentadoria como focos para a contratação. A própria garotada, quem está começando, será uma bela porta para poder se desenvolver. O mercado nos Estados Unidos aquece quando o produto vai bem. Os clubes investem, pagam bem. É para ficar animado - acredita.

Outro ponto que André acredita no crescimento do futebol nos Estados Unidos seria a entrada dos clubes na disputa da Libertadores. Algo que, segundo ele, seria a melhor medida a curto prazo para tornar este cenário viável.

- Independente de número de participantes ou de que ligas eles viriam para disputar a Libertadores seria o fator para estorar a audiência e o esporte de lá se abrir para o mundo. Inclusive, acho que a Federação Americana de Futebol já está brigando por isso. Nesse caso ela deveria decidir, talvez, por um de cada liga - analisa.

Na questão de estrutura, o Fort Lauderdale Strikers possui um estádio (Lockhart Stadium) que atualmente tem capacidade para aproximadamente 22 mil pessoas. O objetivo do clube, porém, é ter uma nova arena, provavelmente no mesmo local do atual. No entanto, a mudança para um outro local é tratado como plano B.

Confira abaixo os clubes que fazem parte da NASL além do novo destino de Léo Moura. Vale lembrar que a temporada regular vai de abril até outubro. Depois, os classificados se enfrentam nos playoffs, que vão até metade de novembro.

- Atlanta Silkverbacks
- FC Edmonton
- Indy Eleven
- Minnesota United FC
- Ottawa Fury
- Tamba Bay Rowdies
- Carolina Hailhawks
- Jacksonville Armada
- San Antonio Scorpions
- Virgina Cavalary FC

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter