icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
20/12/2013
12:27

Passando por momentos difíceis, com a segunda queda para a Série B em cinco anos, resta ao Vasco lembrar os momentos de glória. E em seu site oficial, o clube relembrou um dos jogos mais emblemáticos de sua história, a vitória por 4 a 3 sobre o Palmeiras, na final da Copa Mercosul, que ocorreu há exatos 13 anos, no dia 20 de dezembro de 2000.

A final da Mercosul daquele ano foi dusputada pelo campeão da Libertadores dos dois últimos anos: O Vasco, em 1998, e o Palmeiras, em 1999. E o jogo foi digno de uma grande decisão envolvendo dois grandes times. No primeiro jogo da final, o Cruz-Maltino levou a melhor e venceu por 2 a 0, em São Januário, com gols de Juninho e Romário. Na segunda partida, o alviverde venceu por 1 a 0, com gol de Neném, no Palestra Itália.

Com uma vitória de cada time, a decisão foi para o terceiro jogo, também no Palestra Itália. E, lá, ficou comprovado que o Vasco é o "Time da Virada". O Palmeiras abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Arce, Magrão e Tuta.

Na volta para o intervalo, o jogo foi outro e Romário comandou a virada do Vasco. Romário fez os dois primeiros gols do cruz-maltino em 23 minutos. Mas aos 32 minutos, Júnior Baiano levou o segundo amarelo e foi expulso. Mesmo assim, o Vasco continuou atacando e aos 40 minutos, Juninho Paulista fez o gol de empate. E, aos 48, Romário fez o seu terceiro e concretizou a vitória que ficou conhecida como "Virada do Século".