icons.title signature.placeholder Guilherme Borini
11/06/2014
01:41

A seleção da Nigéria desembarcou no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na última terça-feira, por volta das 22h, e foi direto para Campinas, onde realizará a preparação para a Copa do Mundo. Nem mesmo o frio e o horário - já passava da meia noite - espantou as cerca de 150 pessoas, que aguardavam ansiosamente a chegada do ônibus em frente ao hotel em que a delegação ficará hospedada na cidade do interior paulista.

A concentração começou por volta das 21h, com a chegada de integrantes da comunidade negra de Campinas, que promete acolher a seleção nigeriana e os torcedores africanos durante o Mundial. Entre cantos e danças típicas africanas, cerca de 25 pessoas animavam o restante da multidão, que até cantava junto. A animação foi contagiando algumas pessoas, que paravam para aguardar, tamanha a curiosidade. Diversos torcedores com camisa e bandeiras do Guarani também estavam no local - a Nigéria vai treinar no estádio do Bugre.

Um dos integrantes da comunidade, André Luiz de Moraes, contou ao LANCE!Net que a ideia de acolher a seleção nigeriana aumentou ainda mais após perceberem tamanha mobilização da cidade para receber Portugal, que também ficará hospedada na cidade. Os portugueses utilizarão as instalações da Ponte Preta.

- Nós vimos tudo que estavam fazendo para Portugal e resolvemos apoiar nosso povo também. Eles merecem. Já tivemos algumas conversas no Consulado, em Brasília, e com a Prefeitura de Campinas para podermos ter um contato direto com os jogadores. Estaremos acompanhando a seleção em Campinas, nos treinos e no hotel. Nossa ideia inicial era recebê-los no aeroporto, mas houve a mudança para Guarulhos - disse.

A Casa de Cultura Fazendo Roseira, sede da comunidade negra durante a Copa, preparou uma programação especial para a Copa do Mundo, com reuniões para assistir aos jogos do Brasil e também da Nigéria, além de debates, apresentações artísticas e exibições de filmes. 

A seleção nigeriana começa a preparação para a Copa em solo brasileiro já nesta quarta-feira, com o primeiro treinamento no estádio Brinco de Ouro, às 16h. A estreia na Copa será no dia 16, diante do Irã, na Arena da Baixada.