icons.title signature.placeholder Felipe Domingues e Guilherme Cardoso
20/11/2014
08:33

Tirar uma desvantagem de 17 pontos já não é uma missão fácil. Imagine, então, quando a história da Fórmula 1 complica ainda mais a situação. Afinal, nas 64 temporadas anteriores da categoria, apenas nove vezes um piloto conseguiu virar o campeonato na última corrida e sair com o título. Nico Rosberg sonha em ser o décimo, em cima de Lewis Hamilton.

Logo no primeiro ano da categoria, Giuseppe Farina deixou Juan Manuel Fangio para trás na prova decisiva. Mas se o início dava a impressão de que viradas espetaculares poderiam ser constantes, a situação só rareou. Depois disso, apenas em 1964, 1976, 1981, 1983, 1986, 1999, 2007 e 2010 o campeão passou a liderar o campeonato na prova final.

O último a atingir tal feito foi o alemão Sebastian Vettel em cima de Fernando Alonso. E o título foi decidido justamente em Abu Dhabi, local da disputa do fim de semana.

A situação de Rosberg não é fácil. Apesar da disputa na Yas Marina valer o dobro de pontos – o vencedor marca 50 ao contrário dos 25 usuais –, Rosberg precisa de uma combinação de resultados para ser campeão. Caso ele vença, Hamilton, por exemplo, teria de terminar a disputa, no máximo, na terceira colocação.

Se não bastasse, o retrospecto das últimas seis provas não é muito favorável ao alemão. Desde do GP da Itália, em Monza, o inglês terminou todas as corridas. Dessas, só não venceu uma, o GP do Brasil. Mas a segunda colocação em Interlagos foi importante para a manutenção da liderança do Mundial, mesmo com a vitória do companheiro de equipe.

Rosberg liderou o campeonato em 2014 em duas oportunidades. Mas desde o abandono em Cingapura, na 14 etapa da temporada, ele caiu para o segundo lugar.

Agora, para ficar com o título, precisa de uma grande virada. Algo raro na história da F–1. Consegue?

AS VIRADAS NA FÓRMULA 1

1950
Giuseppe Farina (ITA) tirou quatro pontos de desvantagem de Juan Manuel Fangio (ARG).
......................
1964
John Surtees (GBR) tirou cinco pontos de Graham Hill (GBR).
......................
1976
James Hunt (GBR) tirou três pontos de Niki Lauda (AUT).
......................
1981
Nelson Piquet tirou um ponto de Carlos Reutemann (ARG).
......................
1983
Novamente atrás, o brasileiro Nelson Piquet tirou dois pontos do francês Alain Prost.
......................
1986
O francês Alain Prost tirou sete pontos de Nigel Mansell (GBR).
......................
1999
Mika Hakkinen (FIN) tirou quatro pontos do irlandês Eddie Irvine.
......................
2007
Kimi Raikkonen (FIN) tirou sete pontos de Lewis Hamilton.
......................
2010
Sebastian Vettel tirou 15 pontos de Fernando Alonso.