icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
16/02/2015
10:18

O mercado chinês vem sendo um dos principais destinos dos jogadores e treinadores que se destacam no Campeonato Brasileiro. Relembre dez nomes que trocaram o Brasil pela China de 2014 pra cá.

Na atual temporada, os chineses levaram dois jogadores que eram nomes frequentes nas listas de convocados de Dunga para a Seleção Brasileira, Diego Tardelli e Ricardo Goulart. O argentino Conca era desejado por clubes brasileiros, mas voltou ao país oriental. O compatriota Barcos fez o mesmo caminho e agora outro atacante do Grêmio vai à China, o boliviano Marcelo Moreno.

DIEGO TARDELLI

Após conquistar a primeira Libertadores da história do Atlético-MG, o atacante, que vinha sendo convocado frequentemente pelo técnico Dunga para a Seleção Brasileira, acertou sua transferência para o Shandong Luneng. Antes da China, Tardelli jogou na Espanha, Holanda, Rússia e no Qatar.

RICARDO GOULART

O paulista surgiu no Santo André, mas ganhou destaque mesmo no Goiás em 2012. As boas partidas chamaram a atenção do Cruzeiro, que o contratou. No time mineiro, Ricardo Goulart ganhou o Brasileiro duas vezes e fez sua estreia na Seleção Brasileira. Acertou com o Guangzhou Evergrande.

HERNÁN BARCOS

O argentino jogará pelo terceiro clube chinês na carreira. Antes de ganhar destaque na LDU, do Equador, Barcos passou por Shangai Shenhua e Shenzhen Ruby. Em 2012 foi contratado pelo Palmeiras e depois vendido ao Grêmio. Assinou com o Tianjin Teda.

DARÍO CONCA

O argentino retorna à China após nova passagem pelo Fluminense. Conca foi revelado pelo River Plate, mas ganhou notoriedade mesmo na Universidad Católica, do Chile. O meia foi contratado pelo Vasco, antes de chegar ao Fluminense. Na China, foi campeão pelo Guangzhou Evergrande. Acertou com o Shanghai East Asia.

WALTER MONTILLO

Assim como Conca, o argentino Montillo ficou conhecido ao jogar no Chile antes de ser ídolo no Cruzeiro. Foi procurado por muitos clubes e fechou com o Santos em 2013, mas não repetiu o bom futebol e no ano passado acertou com o Shandong Luneng.

ALOÍSIO

O 'boi bandido' foi o principal jogador do Figueirense no Brasileiro de 2012 e rapidamente se transferiu para o São Paulo. Atacante rápido e raçudo, Aloísio mais uma vez se destacou e não ficou muito tempo no Morumbi. Em 2014 acertou sua saída para o Shandong Luneng.

PAULO ANDRÉ

O zagueiro ganhou o Brasileiro, a Libertadores e o Mundial de Clubes pelo Corinthians após jogar pelo Le Mans, da França. Um dos líderes do movimento Bom Senso, se transferiu em 2014 para o Shangai Greenland. Após um ano, negociou com o Orlando City, mas acertou com o Cruzeiro.

RAFAEL MARQUES

Rodou por clubes de São Paulo, Turquia e Japão, mas ganhou fama mesmo no Botafogo. Artilheiro do clube em 2013 com 19 gols, o atacante foi vendido ao Henan Jianye, da China. Foi contratado pelo Palmeiras por empréstimo até o fim de 2015.

CUCA

O trabalho de destaque pelo Goiás em 2003 chamou a atenção do São Paulo, que o contratou na temporada seguinte. Passou por grandes clubes do país antes de conquistar a Libertadores pelo Atlético-MG em 2013. No início de 2014 acertou com o Shandong Luneng.

MARCELO MORENO

O boliviano mostrou no Vitória o seu estilo goleador e foi contratado pelo Cruzeiro, antes de ser negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Não rendeu o esperado e ainda passou por Alemanha e Inglaterra até ser comprado pelo Grêmio. Foi emprestado ao Flamengo e ao Cruzeiro antes de voltar ao clube gaúcho. Acertou sua saída para o Changchun Yatai.