‘Não assisti um jogo da Seleção desde que saí da CBF’, diz Rodrigo Paiva


Escrito por

Rodrigo Paiva foi diretor de comunicação da CBF por 13 anos, período em que esteve em quatro Copas do Mundo, sendo uma delas no Brasil, onde foi responsável por toda a operação de mídia do evento no país. Demitido da entidade após o Mundial, ele diz em entrevista exclusiva ao L! que não sente mágoa por ter deixado a CBF mas que futebol é um assunto encerrado em sua carreira. E que nesses três meses após ter deixado a entidade não assistiu a nenhum jogo de futebol, muito menos da Seleção Brasileira comandada por Dunga. 

O que você tem feito desde que deixou a seleção?
Estou estudando, fazendo vários cursos em outras áreas, como Filosofia. Hoje estou fazendo um curso sobre os conflitos no Oriente Médio na PUC-RJ. São cursos curtos, de 6 a 8 aulas e que duram de um a dois meses. Desde que deixei a Seleção Brasileira já fiz três cursos. Optei por esses estudos para descansar a cabeça. Foram 24 anos de futebol, sendo 13 na CBF e mais 10 no Flamengo, além do trabalho com o Ronaldo.

De onde veio esse interesse por áreas tão distantes do futebol?
Só futebol fica monotemático e chega uma hora que os assuntos ficam os mesmos. Estou aproveitando o tempo para estudar línguas também. Falo cinco idiomas mas precisava reforçar a base de escrita em inglês, francês e italiano e estou fazendo isso.

Você ainda pensa em voltar para a Seleção?
A Seleção para mim já está resolvida, é uma página virada. Fiz o meu melhor e dentro da minha missão eu cumpri. Criei, planejei e executei toda a estrutura e parte de operação da Copa das Confederações e Copa do Mundo, que foi o maior evento já realizado no país. Foram milhares de jornalistas no país e tudo funcionou sendo feito por eu e o Victor sozinhos.

A maneira como você saiu da Seleção te chateou?
Não tenho frustação ou mágoa de ninguém tanto na CBF quanto fora dela. E a imprensa sempre me respeito muito em todo esse período. A única coisa que me entristece foi não ter chegado à final do Mundial e a forma como fomos eliminados pois aquele resultado fica marcado. Há 12 anos ganhamos deles na final mas dessa vez não. Futebol é assim.

Você recebeu propostas para voltar para o futebol?
Já recebi algumas propostas mas nada que vá me fazer feliz. Futebol é um ciclo que se encerrou na minha cabeça.

E jogos do Brasileiro e da Seleção, tem assistido?
Não vejo mais jogos, nenhum. Não assisti um jogo da Seleção desde que saí da CBF e nem leio notícias sobre futebol. Já a eleição eu acompanhei de perto, mas futebol não. Estou descansando a minha mente.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter