icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
09/02/2015
12:13

O presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mario Vázquez Raña , morreu neste domingo, aos 82 anos, na cidade do México, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira. O empresário mexicano já estava passando por problemas de saúde nos últimos meses, tendo inclusive feito uma cirurgia por causa de um tumor em 2014.

Além de comandar a Odepa desde 1975, Vázquez foi presidente do Comitê Olímpico Mexicano de 1974 a 2000 e membro do COI de 1991 até 2012, quando renunciou após completar a idade limite de 80 anos. Ele ainda dirigiu a Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ACNO) por 33 anos.

Vázquez ficou famoso no Brasil durante o Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, por uma cena hilária. Ele discursou na cerimônia de abertura no Maracanã, e toda vez que falava a palavra 'hoy' (hoje em espanhol), o público no estádio respondia com 'oi'.

Formado em administração, Mario Vázquez Raña era um poderoso magnata da imprensa, dono da da Organización Editorial Mexicana, considerada a maior empresa de jornais do México.

Carlos Padilla Becerra, presidente do Comitê Olímpico Mexicano (COM), prestou homenagem a seu compatriota e disse que sua morte é 'uma perda irreparável'.

- A família olímpica no México e no mundo está em luto por esta perda. Um homem que teve a inteligência para elevar o esporte americano ao seu mais alto nível foi embora – disse Carlos Padilla Becerra ao site do COM.

Relembre abaixo a cerimônia de abertura do Pan do Rio de Janeiro, em 2007: