icons.title signature.placeholder LANCE!Bizz
31/07/2014
14:53

A fabricante japonesa de material esportivo Mizuno traz para o mercado brasileiro uma metodologia que visa melhorar a postura e, consequentemente, a performance dos atletas durante as corridas. Denominado F.O.R.M. (Form Optimizer of Running Methodology), a ferramenta dá ao corredor todo um diagnóstico sobre a sua forma de correr e de que maneira ele poderá aperfeiçoar seu rendimento.

O Brasil é o primeiro país fora o Japão a receber esse serviço, que se baseia em dados de biomecânica relacionados aos atributos de segurança, postura, relaxamento, trajetória e balanço. O F.O.R.M. também analisa a relação entre a força de reação do solo e o movimento do centro de gravidade dos corredores.

‘Acreditamos que o método é mais uma ferramenta, combinada com as inúmeras opções de produtos que produzimos, para ajudar o corredor a melhorar sua performance sem abrir mão da saúde’, avalia Rogério Barenco, gerente da Mizuno no Brasil.

Para realizar o diagnóstico, o atleta precisa correr por 5 minutos em uma esteira utilizando roupas específicas e marcação de pontos pelo corpo. Além disso, uma câmera frontal e outra lateral captam todos os movimentos realizados. Os dados são enviados para um software que atribui notas para os quesitos avaliados.

A ferramenta foi utilizada pela primeira vez no país no último final de semana durante a Mizuno Half Marathon, realizada em Porto Alegre. Testes também já foram realizados em São Paulo. A F.O.R.M. também será levada para as próximas etapas da corrida promovida pela marca nas cidades de Salvador e Brasília.