icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
11/11/2013
19:57

Em cerca de nove anos de carreira, Messi acumulou 11 lesões, nove delas musculares. A última - contraída durante a vitória do Barcelona sobre o Betis, domingo, pelo Campeonato Espanhol -, é a quarta no bíceps femoral esquerdo. No direito, o melhor jogador do mundo nas quatro temporadas passadas foi acometido por contusões cinco vezes.

Passar um longo tempo no departamento médico não é novidade para Messi, embora há tempos ele não saiba o significado de ficar tantas rodadas afastado dos gramados. Em 2006, o argentino teve cinco centímetros de ruptura do bíceps femoral da perna direita e acabou ficando dois meses e meio sem jogar. Na época, Ronaldinho Gaúcho era o astro do Barça, mas Messi já pintava como uma das maiores promessas da equipe.

Na época, Messi ficou 18 partidas fora, e em novembro do mesmo ano, uma fratura no pé esquerdo o fez perder 17 jogos.

E MAIS

HOME: Veja as últimas notícias do futebol internacional
Messi fica fora por até dois meses e não deve jogar mais em 2013
Jornalistas espanhóis e argentinos analisam ausência do craque
Fisiologista alerta para vulnerabilidade dos craques antes da Copa
Veja como Neymar pode atuar sem Messi

Sem dúvida, o hermano teve o apogeu físico durante a era Guardiola. Em quatro temporadas, foi quase uma máquina, disputando grande parte dos jogos do Barça e ficando fora apenas quando poupado.

Em abril deste ano, depois de três anosa carreira de La Pulga teve outro rumo. No empate com o Paris Saint-Germain, pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, Messi deixou o campo com dores na parte posterior da coxa direita.

Quando retornou, não teve o mesmo rendimento. Na semifinal, o Barcelona levou 7 a 0 do Bayern de Munique no placar agregado. Além de acompanhar do banco de reservas o segundo jogo, o argentino ainda seria poupado nos jogos seguintes do Campeonato Espanhol.

Em setembro, durante vitória sobre o Almería, pelo Espanhol, Messi teve a mesma lesão do último domingo, só que na perna direita. Ele ficou 15 dias afastado dos gramados, perdendo apenas dois jogos pelo time catalão.

Messi se machuca e pode não jogar mais em 2013