icons.title signature.placeholder Luis Fernando Ramos
08/11/2014
08:08

Os primeiros sinais do grande potencial que a Red Bull viu no jovem holandês Max Verstappen apareceram com força na sexta-feira em Interlagos. Andando pela Toro Rosso no primeiro treino livre do GP do Brasil, para ganhar mais experiência, o piloto de 17 anos ficou com o sexto melhor tempo da sessão. E desceu do carro como um novo fã do circuito paulista.

– Foi um bom treino, fizemos mudanças em relação a Austin e o resultado foi bom, os dois carros estiveram competitivos e estou muito feliz. Também pela pista, que é muito boa. O traçado é um dos melhores que já andei, é um pouco à moda antiga, gosto muito. Especialmente da curva do Laranjinha – afirmou.

Foi sua terceira participação num treino livre, as anteriores em Suzuka, no Japão, e em Austin, nos Estados Unidos. Apesar da pouca quilometragem acumulada até aqui, o holandês admitiu ao LANCE!Net que já se vê pronto para estrear na categoria:

– Sinto que estou aprendendo a cada passo e, com certeza, quando for estrear no ano que vem, estarei muito mais preparado com a quilometragem acumulada. Sinto que não estou fazendo um trabalho ruim até agora, então estaria pronto para correr amanhã se fosse preciso.

Calmo e tranquilo, Verstappen não esconde que o tamanho do salto que está dando – da Fórmula 3 direto para a F-1 – às vezes o surpreende.

– Evoluí muito desde o primeiro teste. É um grande passo, um F-1 chega a 335 km/h, na F-3 não passava de 260 km/h. É preciso encontrar confiança nas freadas e também na hora de acelerar na saída de curva, já que a potência é muito maior. A aderência nas curvas também é maior. Confesso que em Suzuka fiquei um pouco surpreso, mas agora estou melhorando passo-a-passo – disse.

Primeiro a chegar na Fórmula 1 sem nem possuir carteira de motorista, Verstappen não se incomodar com a fama repentina.

– Mais pessoas me reconhecem quando vou fazer compras. Mas não é algo que faça diferença, eles me saúdem, pedem algo e continuo a fazer o que estava fazendo. Ficou mais agitada, mas essa é minha vida, sempre quis estar na Fórmula 1 e lidar com a fama faz parte disso.

QUEM É O PILOTO?

Nome:
Max Verstappen

Nascimento:
30/09/1997 - Hasselt, Bélgica

Equipe:
Piloto da Toro Rosso para 2015

Peso e altura:
1,80m e 67kg

Histórico:
Começou no kart aos quatro anos de idade. Neste ano, passou a correr no Campeonato Europeu de Fórmula 3, completando sua temporada de estreia na terceira posição. Na F-3, disputou 32 provas, vencendo 10 e cravando sete poles.

CONFIRA UM BATE-BOLA EXCLUSIVO COM MAX VERSTAPPEN:

Você ficou surpreso com seu resultado, ao marcar sexto tempo no primeiro treino livre?
Se você fica nessa posição, não tem do que reclamar. Fiquei um pouco surpreso, sim, mas desde o início o carro esteve bem. Em Austin (EUA) também foi assim, então está claro que a equipe conseguiu uma boa melhora no pacote aerodinâmico.

O asfalto foi trocado para a corrida deste ano. Como ele estava durante o treinamento?
No começo do treino, o asfalto estava muito escorregadio, mas certamente estará com mais aderência na hora da corrida (domingo). Ele está macio, sem grandes ondulações. Então, fizeram um bom trabalho.

Muita gente atribui a chegada de pilotos jovens à Fórmula 1 ao fato dos carros serem fáceis de pilotar. Você concorda com isso? São mesmo fáceis de pilotar?
Não, de jeito nenhum. Comparar com a Toro Rosso de 2012, que eu testei na pista de Adria (ITA), o modelo deste ano é um pouco mais fácil. Mas com os novos motores e os sistemas de energia, é muito difícil. Não é só pilotar, mas você precisa pensar em onde melhorar ao mesmo tempo em que recebe inúmeras informações de regulagens no volante. No geral, não é um carro fácil de pilotar.

Você obviamente pensa em ficar na Fórmula 1 por muito tempo. Dos pilotos atuais do grid, contra quem se vê brigando por títulos em alguns anos?
Acho que Lewis Hamilton e Fernando Alonso podem ficar no grid por mais cinco ou seis anos. E eu ainda terei 23, espero que ainda na Fórmula 1 se estiver tendo uma boa carreira. Da geração abaixo, acho que (Valtteri) Bottas é um piloto muito bom que terá muitas oportunidades no futuro.