icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
21/04/2014
12:05

Na estreia do Campeonato Brasileiro, o "Corinthians-2014", de Mano Menezes, lembrou aquele Corinthians de 2013 dirigido pelo técnico Tite. Mesmo com a troca de treinador, com a reformulação do elenco e com um mês cheio de treinamentos, o Timão não conseguiu sair do zero contra o Atlético-MG na tarde deste domingo, no Parque do Sabiá.

Durante a temporada de 2013, o Corinthians, campeão invicto da Libertadores e do Mundo em 2012, caiu de rendimento e empatou quase metade das partidas que disputou. Contando o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil foram 65 jogos, sendo que em 29 deles o placar terminou em igualdade.

Em 15 desses 29 empates o marcador não foi sequer aberto. Outros 11 foram empates pelo placar mínimo de 1 a 1. E nos três restantes o resultado final foi de 2 a 2. Inclusive, das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2013, o Corinthians empatou 19. Dez delas, por 0 a 0. Um desses jogos foi, justamente, contra o Atlético-MG fora de casa, só que durante o segundo turno.

Devido à baixa produtividade do elenco, a diretoria corintiana resolveu promover uma reformulação na equipe. Depois de três anos à frente do Timão, o técnico Tite deu lugar para Mano Menezes. Edenílson, Paulo André, Ibson, Maldonado, Alexandre Pato, Emerson Sheik e Rodriguinho deixaram o clube e abriram espaço para novos nomes como Fágner, Luciano, Bruno Henrique, Petros, Ferrugem, Zé Paulo, e Malcom. As únicas contratações de peso foram Jadson e Elias. Entretanto, o ex-atleta do Sporting (POR), foi negociado após o encerramento da janela de transferência e, por isso, só poderá atuar depois da Copa do Mundo.

As mudanças, contudo, ainda não tiveram o efeito esperado. Sem conseguir superar Ituano e Botafogo, o time do Parque São Jorge foi eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Paulista. O único resultado positivo da equipe neste 2014 foi na Copa do Brasil. Enfrentando o Bahia de Feira, pela primeira fase da competição, em março, o Corinthians fez 2 a 0 e eliminou o jogo de volta. Mas nem o mês cheio de treinamento ajudou o time de Mano Menezes a fazer uma boa estreia no Campeonato Brasileiro 2014.

A próxima oportunidade de fazer um bom jogo e afastar de vez a desconfiança dos torcedores será diante do Flamengo. A partida válida pela segunda rodada do Brasileirão acontecerá no Pacaembu, as 16h.