icons.title signature.placeholder Amélia Sabino
30/11/2013
08:11

Falta um mês para esgotar o prazo final dado pela Fifa para que o Brasil entregue pronto os seis estádios da Copa do Mundo de 2014, além dos seis que já estão em funcionamento. Em média, as obras estão 91,25% concluídas e, exceto por São Paulo com a Arena Corinthians, os demais prometem que tudo estará pronto até 31 de dezembro.

A Arena da Baixada, em Curitiba (PR), é a que apresenta o menor índice de acabamento até aqui: apenas 85,53%, referente a outubro. Não por acaso, foi o estádio que levou uma bronca pública do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, quando fez inspeção no local mês passado. Na ocasião, Valcke disse que era preciso "acelerar processos" e que não havia "mais um minuto a perder". Apesar do cenário, a Cap SA, responsável pelas obras do estádio, afirma que o prazo de entrega está mantido em 31 de dezembro.

A Arena da Amazônia, em Manaus (AM), é a que trabalha com o cronograma de conclusão menos apertado. O governo do Amazonas, que financia e supervisiona as obras, diz que ele estará pronto no dia 20 de dezembro, apesar de estar menos avançado do que a Arena das Dunas, em Natal (RN), por exemplo. O governo amazonense já organiza uma partida inaugural para 15 de janeiro.

A Fifa e o governo federal disseram que só irão comentar o cronograma de entrega depois da reunião do próximo dia 3, na Costa do Sauípe (BA), quando o Comitê Organizador da Copa vai se reunir.

Exceção

O acidente na Arena do Corinthians, em São Paulo (SP), está sendo tratado na Fifa como uma fatalidade também para o planejamento. O prazo de entrega do estádio deve ser prorrogado em dois meses, assim que for comprovado que é seguro continuar a obra.

Academia LANCE!

Marcelo Tessler - especialista em gerenciamento de obras

"Nenhum estádio estará pronto em dezembro"


Posso garantir que até o fim do ano nenhum estádio estará pronto. A Arena Corinthians ficaria pronta nesse prazo, mas, com o acidente, não vai ser possível. Talvez a Arena das Dunas seja entregue, mas acho pouco provável que isso seja concretizado.

Acredito que todos os estádios estarão prontos entre fevereiro e março. É importante afirmar que apesar de todas já estarem em estágio avançado, a parte do entorno requer muito trabalho e cuidados.

Diante disso, creio que tudo será entregue no fim de março. E a Fifa, apesar do prazo para o fim do ano, já deve trabalhar com isso.