icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
02/04/2014
08:29

O Comitê Disciplinar da Fifa aplicou sanções à Federação Espanhola de Futebol e ao Barcelona em razão de transferências e registros de jogadores menores de 18 anos. O Barça não poderá contratar jogadores por duas janelas de transferências consecutivas, e ainda foi multado em 450 mil francos suíços (R$ 1,15 milhão).

O clube ainda tem um período de 90 dias para regularizar a situação dos atletas menores de idade. Já a Federação Espanhola foi muiltada em 500 mil francos suíços (R$ 1,28 milhão) e tem um ano para regularizar a situação dos jogadores.

Segundo a entidade máxima do futebol, tanto a federação quanto o clube espanhol violaram várias regras de transferências com relação ao registro de jogadores não-espanhóis menores de idade. Vários desses menores disputaram competições pelo Barcelona no período entre 2009 e 2013. A investigação foi levada a cabo pelo Tranfer Matching System (TMS), o sistema eletrônico de transferências da Fifa.

O regulamento atual de transferências da Fifa não permite contratações internacionais de jogadores com idades abaixo de 18 anos. Essa norma, porém, pode ser contornada após uma nálise do Comitê de Status dos Jogadores. Isso ocorre quando fica comprovado que a transferência pretende proteger o desenvolvimento apropriado da saúde do menor, acima dos interesses puramente esportivos.