icons.title signature.placeholder Craque do Futuro
11/12/2013
12:40

O Guarani anunciou parceria com a empresa Labex (Laboratório de Bioquímica do Exercício) da Unicamp, para realizar testes físicos. O objetivo é intensificar e melhorar o aproveitamento dos atletas bugrinos, que estão fazendo a pré-temporada, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Os jogadores foram avaliados pelo Rast (Running-based anaerobic sprint test) e também no teste em salto horizontal. O Rast mede a velocidade e a aceleração da corrida que cada atleta consegue percorrer. Já o teste em salto horizontal tem a finalidade de calcular a força explosiva dos membros inferiores.

Em janeiro de 2014, os profissionais da empresa voltarão a repetir os testes físicos e, posteriormente, deverão mostrar os resultados de todo o elenco do Bugre. As avaliações foram comandadas por três profissionais de Educação Física: Lúcio Muramatsu, Júlia Barreira e Leonardo Carvalho.

Em entrevista ao site oficial do clube, o preparador físico do Alviverde Campineiro, Jayme Ferreira, destacou a importância dos testes físicos e ressaltou a tecnologia do Rast.

- O Rast aponta para mim a potência média e máxima de corrida e o índice de fadiga, até para projetarmos as condições dos atletas naquele pique no fim dos jogos. Com estas avaliações temos os desempenhos individuais dos atletas e assim podemos trabalhar as necessidades de cada um – projetou Ferreira.