icons.title signature.placeholder Alexandre Araújo
19/06/2014
12:15

Em meio à Copa do Mundo, que vem agitando o Brasil de norte a sul, Volta Redonda, que recentemente recebeu o amistoso entre Itália e Fluminense, também pode se gabar de ser cidade sede dos jogos. Jogos bem mais modestos, é verdade, mas que também vêm animando a Cidade do Aço. De hoje até domingo, Volta Redonda, no Sul Fluminense, receberá o Jogos Jurídicos Estaduais e Jogos Administrativos Estaduais, competição entre estudantes universitários de direito e administração, respectivamente.

A Itália goleou o Fluminense em Volta Redonda, onde futebol não sai de pauta (Foto: Giuseppe Cacace / AFP)

E o gostinho do Mundial pôde ser sentido por quem procurou vagas nos hotéis da cidade em cima da hora de viajar. Uma rede hoteleira, que tem quatro filiais em Volta Redonda, está com três destas completamente lotadas por conta das reservas feitas pelas delegações. Em um outro hotel, no centro, a expectativa também era grande. Até a noite da última quarta-feira, 16 quartos já estavam ocupados por pessoas que foram à cidade exclusivamente para os jogos e mais ainda chegariam na manhã desta quinta-feira.

Além disso, o "Imagina nos Jogos" e "Vai ter jogos", alusões a "Imagina na Copa" e "Vai ter Copa" também estão sendo usados por torcedores.

Entre futuros advogados e administradores, pouco mais de 2 mil alunos são esperados. Isto contando os integrantes das delegações, fora alguns que não fazem parte dos grupos, mas vão ao evento. O local escolhido para os eventos noturnos, por exemplo, tem uma capacidade para cinco mil pessoas.

E o clima de Copa do Mundo também contagiou os participantes das partidas, principalmente os que vão atuar com a bola nos pés e querem fazer bonito ao defender a faculdade. Alguns, querendo motivar a equipe, inclusive, usam até mesmo o técnico da Seleção Brasileira como exemplo.

- Após lesões de quase todo o time no ano de 2013, o time de futsal da PUC-Rio está confiante para mais uma edição do Torneio. Como o time está completo novamente, estamos confiantes e ansiosos para enfrentarmos um de nossos principais rivais, Unirio ou UFRJ, na final. Contudo, antes temos que passar por outros adversários, subindo um degrau de cada vez como disse o Felipão após o jogo Brasil x Croácia - disse André Alves, goleiro da PUC-RJ, equipe tetra campeã de futsal.

Esta será a primeira edição do Jogos Administrativos Estaduais, mas ninguém quer fazer feio.

- Temos um grande prazer e orgulho de participar destes primeiros Jogos Administrativos. Treinamos bastante, nos preparamos muito e vamos lutar até o final. Será a nossa Copa do Mundo e não queremos decepcionar. Até análises táticas dos adversários nós fizemos - brinca Guilherme Rodrigues,  estudante de administração da Unirio.

Se a bola só voltará a rolar para o Brasil na próxima segunda, em Volta Redonda, os jogos vão começar e com tudo que um Mundial tem direito: torcida, rivalidade, provocação e, claro, bola na rede.