icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
13/06/2014
13:37

Decidididamente, o melhor do jogo foi o resultado. Mesmo não jogando bem, como foi ontem, a vitória contra a Croácia quebrou a estreia da ansiedade da estreia em casa em uma Copa do Mundo, e deu mais confiança a uma Seleção Brasileira tão pouco experiente.

Porém, o técnico Luiz Felipe Scolari terá de corrigir alguns erros, especialmente no aspecto defensivo. As laterais deram muitos espaços para os croatas, e resultaram em muitos espaços para cruzamentos. Caso contrário, seleções com meio-de-campo mais forte, que chegam com mais gente ao ataque e usam a bola aérea com frequência vão exigir mais força do Brasil.

Ficou visível também que alguns jogadores renderam abaixo do que se esperava deles. O atacante Hulk não foi bem, o Paulinho também estava inseguro, o Fred apareceu pouco, o Fred apareceu pouco... Os jogadores precisam aprimorar os treinamentos e trabalhar para que estes erros não se repitam. Também achei que faltou um pouco de rapidez no toque de bola.

Da vitória sobre a Croácia, destaco os dois gols de Neymar, que honrou a responsabilidade de ser o protagonista da Seleção Brasileira. E acho que o Oscar merecia fazer este gol. Apesar de ele não ter feito uma partida brilhante, era um jogador que precisava ganhar mais confiança, pois vinha sendo bastante questionado.

Passada a estreia, o Brasil tem de enfrentar o México, que não foi bem nas Eliminatórias, com uma certeza: a ansiedade acabou, mas a responsabilidade da Seleção continua. É hora de sufocar mais e conseguir uma capacidade maior de pressão para vencer e encaminhar a classificação.