icons.title signature.placeholder Paulo Victor Reis
13/11/2013
11:11

O fim de ano promete ser de muitas emoções para o botafoguense. O Glorioso tem entre 30% e 78% de chances de conquistar uma vaga na Libertadores do próximo ano. Os números variam por causa da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético-PR, e da probabilidade do G4 virar G3, em caso de São Paulo ou Ponte Preta levantarem a taça da Copa Sul-Americana. De acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia, da Academia LANCE!, o torcedor alvinegro tem um bom motivo, além da tradicional rivalidade, para torcer pelo Furacão.

- O Atlético-PR já está praticamente com os dois pés na Libertadores. É um time que tem duas vias (Brasileiro e Copa do Brasil) para chegar à competição. Por isso, o botafoguense tem que torcero para o Furacão - disse o matemático.

Confira os diferentes cenários que podem aumentar ou diminuir as chances do Bota chegar à Libertadores:

Pesadelo alvinegro: G3

Caso um clube brasileiro seja campeão da Copa Sul-Americana e o Flamengo conquiste a Copa do Brasil, o G4 vira G3, reduzindo as chances do Botafogo chegar à Libertadores para apenas 30%.

Torcendo pelo Furacão

Mesmo que um clube brasileiro seja campeão da Copa Sul-Americana, o ideal, para o Botafogo, é que o Atlético-PR fature a Copa do Brasil. Dessa forma, o Glorioso teria 55% de chances de chegar à competição.

Secando São Paulo e Ponte

Com os brasileiros fracassando na Sul-Americana e o Flamengo faturando a Copa do Brasil, o Botafogo teria 55% de chances de chegar à Liberta.

Tudo dando certo

Caso os brasileiros fracassem na Sul-Americana e o Atlético-PR seja campeão da Copa do Brasil, o Botafogo fica muito próximo de se garantir na Libertadores, com 78% de chances.