icons.title signature.placeholder Felipe Domingues e Guilherme Cardoso
06/11/2014
08:06

Felipe Massa é um veterano dentro da Fórmula 1. Após 12 temporadas, o piloto brasileiro acumula vitórias, pontos e pódios, porém, um circuito chama a atenção nesse retrospecto: Interlagos.

No autódromo em São Paulo, o piloto da Williams tem seu melhor desempenho. Já são duas vitórias (2006 e 2008) em dez participações, além de subir outras duas vezes ao pódio (2007 e 2012) e cravar três pole positions em sua casa (2006 a 2008).

Na prova deste domingo, o brasileiro pode atingir um novo número que mostrará sua “afinidade” com o autódromo. Massa já conquistou 60 pontos nessa pista, ficando apenas cinco atrás de Monza (ITA), onde nunca venceu. Em triunfos, apenas a Turquia “supera”, com três.

A última vitória do brasileiro em casa foi, talvez, a corrida mais emblemática de toda sua carreira.

No Grande Prêmio de 2008, Massa precisava vencer a prova e torcer para o britânico Lewis Hamilton, à época na McLaren, terminar além da quinta posição. Até a passagem do brasileiro pela linha de chegada, o cenário era exatamente esse.

Felipe finalizou a prova como campeão Mundial da Fórmula 1. Porém, duas curvas atrás, o piloto alemão da Toyota, Timo Glock, que não havia trocado seus pneus de pista seca para intermediários, acabou perdendo seu quinto lugar para Lewis Hamilton e, com isso, definiu o título da temporada em favor do britânico, por um ponto.

O GP do Brasil, ruim para muitos outros brasileiros que, antes de Massa, tinham apenas sete vitórias e um estigma de “corrida amaldiçoada”, é bom para o piloto da Williams, seja no número de vitórias, pontos ou pódios. Agora, ele tenta acabar com o retrospecto ruim que tem em relação ao circuito: sua última vitória na F-1 foi em São Paulo, há mais de seis anos.

- O circuito é ótimo, apesar de pequeno e técnico. As curvas 1 e 2 são difíceis. Com duas retas e uma seção em baixa, é importante ter um carro balanceado. Pilotar em casa é sempre especial e ver os fãs me apoiando é uma grande motivação - afirmou Massa.

RETROSPECTO

VITÓRIAS
Massa tem mais vitórias na Turquia (três), sendo a primeira na F-1, em 2006, além de 2007 e 2008. No Bahrein e Brasil, tem duas.

PONTOS
O circuito de Monza (ITA) é onde Massa conquistou mais pontos: são 65. Interlagos vem em segundo, com 60, seguido por Bélgica, com 55.

PÓDIOS
No Autódromo de Interlagos, o piloto brasileiro completou entre os três primeiros do grid quatro vezes, assim como no GP da Alemanha.