icons.title signature.placeholder Caio Carrieri
23/06/2014
10:41

À primeira vista, o jovem Jomathan Djerehe parece reticente com as ruas de Fortaleza (CE), onde assistirá ao terceiro jogo de seu país, a Costa do Marfim, na Copa do Mundo, às 17h desta terça-feira, contra a Grécia, no Castelão. Mas basta o estudante de 17 anos de medicina ser questionado sobre o que mais lhe agradou no Brasil fora os jogos do Mundial, para ele abrir um sorriso e responder de bate-pronto.

- As churrascarias, a tapioca e as mulheres, que são muito lindas - derrete-se, com sotaque arrastado.

Jomathan era o único torcedor africano à espera dos Elefantes em uma das entradas do Hotel Luzeiros, na chegada da seleção à capital cearense, na noite de domingo. Só estava acompanhado pelo amigo e jornalista marfinense Nathan Kone, este credenciado para cobrir as partidas de sua equipe em solo brasileiro.

No país há pouco mais de uma semana, a tempo de assistir à vitória por 2 a 1 sobre o Japão na estreia, no Recife (PE), e depois a derrota para a Colômbia pelo mesmo placar, em Brasília (DF), ele tem se deliciado com a culinária brasileira, mesmo que a um preço salgado.

- Fui a churrascarias pelo menos duas vezes desde que estou no Brasil. É tudo muito diferente para mim, que estou acostumado a outro tipo de comida, a exemplo do frango. E cada refeição dessa sai por cerca de cem reais, está barato - acrescenta, iludido.

A empolgação também aparece quando o assunto é futebol. Fã de Didier Drogba, Jomathan deseja não só na classificação inédita da equipe pela qual torce, como sonha alto e inclui a Seleção Brasileira nos seus desejos.

- Gostaria de ganhar do Brasil no Maracanã, na final - pensa grande. 

Na segunda colocação do Grupo C, com três pontos, os Elefantes podem até avançar com um empate diante dos gregos, na lanterna com um ponto somado. Para que isso aconteça, o Japão, terceiro e com maior saldo do que a Grécia, não pode vencer a Colômbia por mais de dois gols de diferença, na Arena Pantanal, também às 17h de terça. Um triunfo simples classifica Drogba e cia.