icons.title signature.placeholder Pedro Scapin
06/11/2014
15:16

Quando você pensa em Motovelocidade, o primeiro nome que vem à cabeça é o de Valentino Rossi. Não é pra menos, o italiano é dono da maioria dos recordes na modalidade. Com 69 vitórias e 136 pódios em 219 corridas, o piloto é considerado por especialistas como o 'GOAT' - Greatest of All Time (Maior de todos os tempos).

Mesmo com todo o sucesso, Rossi enfrenta a possibilidade de ter seu reino tomado por um jovem espanhol: a sensação da Moto GP Marc Márquez. Em duas temporadas na categoria principal, Marc conquistou o título em ambas as ocasiões e vem detonando recordes.

Tanto Marc quanto Valentino chegaram à principal divisão da Motovelocidade com 26 vitórias e dois títulos no currículo. A primeira vantagem do espanhol se dá na questão da idade, já que atingiu essa marca com um ano a menos que o rival, aos 20. Além disso, o italiano demorou duas temporadas para ser campeão, o que Márquez conseguiu logo na primeira e repetiu na segunda.

Mas, será que o título de 'GOAT' trocará de mãos? 'The Doctor', como é conhecido, fez muito, e é dono de alguns dos recordes mais importantes do esporte. Confira o gráfico abaixo:

Veja mais alguns recordes dos pilotos:

Valentino Rossi: 

Voltas mais rápidas em uma temporada - 12
Pódios consecutivos - 23, entre 2002 e 2004
Corridas iniciadas em sucessão - 170, entre 2000 e 2010
Títulos consecutivos com equipes diferentes - 2 (ao lado de Eddie Lawson)
Títulos com motos diferentes - 4 (500cc Honda, 990cc Honda, 990cc Yamaha, 800cc Yamaha)

Marc Márquez:

Pódios em uma temporada - 16 (ao lado de Jorge Lorenzo, Casey Stoner e Valentino Rossi)
Mais poles em uma temporada - 13
Mais vitórias em uma temporada - 12 (ao lado de Mick Doohan)

Só o tempo nos dirá se Marc Márquez chegará ao trono, hoje ocupado por Valentino Rossi. Mas, o que já se pode afirmar é que o caminho seguido pelo espanhol é o mesmo que o do italiano, só que de forma mais rápida.